Slide

10/recent/ticker-posts

TRE afasta prefeito Julio Lossio da prefeitura de Petrolina

Presidente do Tribunal, desembargador José Fernandes de Lemos, acata pedido do deputado federal Fernando Filho (PSB), segundo colocado na eleição 2012 

Do Jornal do Commercio  

Gabriela López

Afastado, Julio Lossio ainda pode recorrer da decisão no TSE / JC Imagem 
Afastado, Julio Lossio ainda pode recorrer da decisão no TSE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador José Fernandes de Lemos, decidiu nesta terça-feira pelo afastamento de Julio Lossio (PMDB) do comando da Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A mesma medida vale para o vice, Guilherme Coelho (PSDB). Cabe recurso ao TSE.

O pedido de afastamento foi feito no último dia 31 pelo segundo colocado na eleição do ano passado, o deputado federal Fernando Filho (PSB), após o TRE-PE decidir, em agosto, por 4 votos a 3, pela cassação do peemedebista. Ele é acusado de realizar atos administrativos públicos, prática vedada pela lei, por causa de um evento que marcou a regularização de imóveis no loteamento Terras do Sul.

A expectativa é de que a decisão do presidente do TRE chegue hoje ao Juiz da 83ª Zona Eleitoral de Petrolina, que deve comunicar ao presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira (PSB). O socialista assumirá a Prefeitura até a convocação de Fernando Filho, que, para ser diplomado, precisa renunciar ao cargo de deputado federal.

O parlamentar já afirmou que pretende deixar o mandato, mas apenas depois de o peemedebista recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Procurado pela reportagem, Guilherme Coelho disse que já foi avisado da decisão pelos advogados e que respeita, mas vai recorrer tanto do afastamento quanto da cassação. “A decisão não é definitiva. Acredito que o recurso vai reformar a medida”, destacou.

Além da cassação, o TRE-PE deliberou pela punição de oito anos sem direito de disputar eleição e multa no valor de R$ 10 mil. Lossio foi reeleito com 18.294 mil votos de diferença.

A disputa política em Petrolina é polarizada, hoje, pelos grupos de Fernando Bezerra Coelho (PSB) - ex-ministro da Integração Nacional e pai de Fernando Filho - e Osvaldo Coelho (DEM) - ex-deputado federal e pai do vice-prefeito.

Postar um comentário

0 Comentários