Slide

10/recent/ticker-posts

Notas do Enem podem ser divulgadas nesta sexta-feira


Do Diário de Pernambuco

Coração acelerado, frio na barriga e muita expectativa. É assim que deve amanhecer boa parte dos feras que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em outubro. O resultado poderá ser divulgado hoje ou nas primeiras horas de amanhã, na internet, acabando com o sofrimento dos estudantes. O Enem é a porta de entrada para muitas universidades públicas e privadas e tirar uma boa nota é fundamental para carimbar o passaporte de universitário.

A nota do Enem é inclusive pré-requisito para concorrer ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições serão abertas na próxima segunda-feira para as vagas do primeiro semestre de 2014. Para participar, os candidatos, que têm até o dia 10 para se cadastrarem, deverão ainda, obrigatoriamente, ter tirado nota acima de zero na redação. Atualmente cinco instituições no estado utilizam o sistema, oferecendo 4.658 vagas em Pernambuco e 610 na Bahia e Piauí.

Pelo processo seletivo do Sisu o candidato poderá escolher duas opções de curso. Ao se cadastrar, o que será feito exclusivamente pela internet (www.sisu.mec.gov.br), ele também terá que definir se quer participar pela ampla concorrência ou pela Lei de Cotas. Pelo menos 25% das vagas serão reservadas para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Outra opção é escolher o sistema das ações afirmativas, que é determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga. Algumas universidades oferecem vagas reservadas próprias e outras adotam bônus na nota do candidato.

Campeã no número de vagas, com 3.240, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) deverá destinar 50% delas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Também há um bônus de 10% na nota final para os candidatos que concorrem às vagas das unidades de Garanhuns, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão, e tenham realizado integralmente o ensino médio nas escolas dessas microrregiões. A segunda instituição com mais vagas é a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com 720 em Petrolina e 610 em Juazeiro, Senhor do Bonfim e São Raimundo Nonato, na Bahia. O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) disponibilizará 396 vagas e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano oferecerá 247 vagas.

Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) utiliza o Sisu apenas para os cursos de estatística, com 30 vagas, e oceanografia, com 25, mas estuda acabar com o vestibular e aderir integralmente ao sistema. De acordo com a pró-reitora acadêmica da instituição, Ana Cabral, a decisão deverá sair até março. “Estamos em processo de discussão, ouvindo experiências como a da reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Lúcia Neder (uma das primeiras instituições a aderir ao sistema). No Nordeste, somos a única que não adota o Sisu. Temos que definir logo para, se for o caso, os colégios se prepararem”, afirmou Ana Cabral.

Postar um comentário

0 Comentários