Slide

10/recent/ticker-posts

Curitiba é mantida pela Fifa como uma das sedes da Copa 2014

A Copa do Mundo no Brasil não corre mais o risco de perder uma sede. Menos de um mês depois de ter dado um ultimato à cidade de Curitiba, o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, anunciou nesta terça-feira que a capital paranaense está mantida no cronograma do torneio.

“Curitiba reconfirmada como sede da Copa de 2014, com base nas garantias financeiras, compromisso de todas as partes e progresso feito”, escreveu o representante da Fifa, em seu Twitter. “Será uma corrida apertada contra o tempo, e o esforço coletivo de todas as partes envolvidas em Curitiba deve continuar em ritmo forte.”

O anúncio do dirigente foi feito momentos antes do início do simpósio em Florianópolis, envolvendo representantes das 32 seleções que disputarão o Mundial. O suspense em relação a Curitiba vinha desde o dia 21 de janeiro, quando Valcke criticou os atrasos nas obras da Arena da Baixada e revelou que a cidade corria o risco de ser excluída da Copa.

O ultimato da Fifa gerou uma correria na organização do Mundial no Paraná, inclusive com desentendimento entre o presidente do Atlético-PR, Mário Celso Petraglia, e o governador Beto Richa. Mas, na prática, a pressão funcionou, pois houve um aumento de 40% no número de operários nas obras do estádio.

A aceleração do ritmo dos trabalhos levou a um avanço na cobertura da casa atleticana e também ao plantio do gramado, além da colocação de cerca de 20 mil cadeiras. Com a confirmação de sua manutenção na Copa, o estádio deve receber mais um investimento de R$ 65 milhões, proveniente de empréstimo do BNDES.

A Arena da Baixada receberá quatro partidas no torneio, todos na primeira fase: Irã x Nigéria (dia 16 de junho), Honduras x Equador (dia 20), Austrália x Espanha (dia 23) e Argélia x Rússia (dia 26).

Postar um comentário

0 Comentários