Slide

10/recent/ticker-posts

Cadastramento biométrico do TRE-PE acaba na segunda-feira, 31 de Março

Milhares de pessoas ainda não compareceram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) para fazer o cadastramento biométrico – e o prazo acaba na próxima segunda-feira (31). O novo sistema, que utiliza as impressões digitais para identificar o eleitor no momento do voto, será usado em 35 cidades pernambucanas. No Recife, mais de 200 mil pessoas ainda não se cadastraram. Em todo o estado, são 500 mil.

São muitos os problemas para quem não fizer o cadastramento segundo o assessor da Corregedoria do TRE, Orson Lemos. "Por se tratar de uma revisão do cadastro eleitoral, o juiz irá cancelar o título de eleitor de quem não comparecer até o dia 31. O cancelamento impede a pessoa de votar, abrir contas em bancos, tirar passaporte e se inscrever no vestibular, por exemplo.

O agendamento para realizar o cadastramento pode ser feito pela internet: www.tre-pe.jus.br e também pelo telefone 3194-9400. No site e no telefone, é possível saber também qual é a cidade onde o recadastramento é obrigatório. O agendamento por telefone pode ser feito das 7h30 às 19h30.

No Recife, os postos do TRE abrem a partir das 8h. "O agendamento garante o dia e o horário sem fila. As pessoas que comparecerem aos locais sem agendar vão aguardar um encaixe", esclarece Orson. As opções na capital são: Av. Rui Barbosa, UFPE, juizados especiais da Imbiribeira, Forte das Cinco Pontas, Prefeitura do Recife, Câmara Municipal, Fórum do Recife, cartórios do Arruda, Areias e o centro de atendimento das urnas na Avenida Caxangá. Os horários variam e podem ser consultados no site ou pelo telefone.

No interior, também é possível fazer o agendamento, embora grande parte das pessoas esteja preferindo formar filas e agendar.

Orson Lemos informa que as máquinas de cadastramento têm um limite de atendimento, são dez minutos em média por pessoa. É preciso levar um documento oficial - habilitação, RG, carteira de trabalho - e um outro que comprove o vínculo com a cidade - extrato bancário, notas fiscais, contas de água, luz, telefone, cartão de crédito. "Basta levar a original e apresentar, não precisa tirar cópia", afirma.

(81) 3194.9400

Postar um comentário

0 Comentários