Slide

10/recent/ticker-posts

Bandeira no carro pode causar acidentes e defeitos no veículo ou ainda acarretar multa

Em clima de Copa do Mundo, os torcedores fazem questão de mostrar a paixão pela Seleção Brasileira exibindo as cores da bandeira pela casa, nas vestimentas e nos automóveis. O que nem todo mundo sabe é que as bandeiras colocadas nos carros podem acarretar desde multas, até acidentes e defeitos no motor.

Portanto o Blog Merece Destaque faz este alerta: se não estiverem seguramente fixadas, aquelas bandeiras que são colocadas no capô do carro podem se desprender e provocar problemas sérios no motor e até mesmo acidentes graves por prejudicar a visibilidade do motorista. Elas podem subir para o para-brisa e bloquear a visão do motorista ou serem engolidas para baixo do capô, enrolar no motor e causar grandes estragos.

Além dos riscos com bandeiras fixadas no capô, há riscos também para os que as utilizam nas pequenas hastes, que, geralmente, ficam sobre algumas das portas dianteiras. Se alguma haste estiver mal colocada, ela pode se desprender e atingir algum pedestre, outro carro ou condutor de moto, oferecendo riscos sérios de acidentes. Apesar de ser leve, a haste pode ser perigosa devido à velocidade do automóvel da qual ela se desprendeu. Já a bandeirinha, se ela se soltar da haste e for levada pelo vento, pode atrapalhar a visibilidade de outros condutores, oferecendo também risco de acidentes.

Além de tudo isso, se o motorista fixar uma bandeira em local do carro que atrapalhe a visibilidade no trânsito, trata-se de uma infração grave, na qual ele pode ser punido com multa. O Código de Trânsito Brasileiro determina, conforme o artigo 230, inciso 15, que é "proibido conduzir veículo com inscrições, adesivos, legendas e símbolos de caráter publicitário afixados ou pintados no para-brisa e em toda a extensão da parte traseira do veículo”.

Do Blog Merece Destaque

Postar um comentário

0 Comentários