Slide

10/recent/ticker-posts

Tecnologia da Linha de Gol foi testada no jogo entre França e Honduras pela Copa do Mundo 2014


A Tecnologia da Linha de Gol foi fundamental na hora da validação do segundo gol da seleção francesa contra a equipe de Honduras, em jogo pela Copa do Mundo, na tarde deste domingo (15) no Estádio Beira Rio.

O sistema inovador, usado pela primeira vez em uma Copa do Mundo, foi testado e aprovado neste domingo. No começo do segundo tempo da partida entre França e Honduras, a bola rebatida pelo goleiro Valladares entrou na meta hondurenha por alguns centímetros. O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci validou o lance. 

Na repetição da trajetória da bola, a tecnologia, que inclui um chip na bola, confirmou que o segundo gol francês aconteceu de fato. Após o chute forte e cruzado do atacante Benzema, a bola bateu na trave esquerda, depois no goleiro de Honduras, entrando no gol e sendo rapidamente puxada pelo goleiro de forma rápida e impossível de ser claramente visto pela arbitragem se foi gol ou não.

Goal-Line Technology, GLT ou, em português, Tecnologia da Linha de Gol, é o nome dado à tecnologia usada em estádios de futebol para saber se uma bola ultrapassou ou não a linha de fundo entre as traves da baliza de gol.

Essa tecnologia foi usada oficialmente pela primeira vez na Copa das Confederações de 2013 e também está sendo usada na Copa do Mundo 2014, ambas no Brasil.

Em agosto de 2013, a primeira intervenção oficial (e correta) do aparato. Na primeira rodada do campeonato inglês (partida Chelsea 2 x 0 Hull City), em um lance, o goleiro defendeu a bola em cima da linha, e o hawk-eye não informou ao relógio do árbitro que a bola havia entrado.

Hawk-Eye (em português: Olhos de Falcão) é um sistema tecnológico usado em alguns esportes a fim de ajudar o árbitro a tomar uma decisão correta. Amplamente utilizado no tênis, rugbi e críquete, ele é um programa informática que capta, por diversos ângulos, a trajetória de vários objetos ou pessoas. Também conhecido como 'tira-teima', o sistema utiliza várias câmeras de alta velocidade apontadas para cada gol criando uma imagem 3D de alta precisão. As câmeras acompanham a trajetória da bola em toda a área, que poderá ser exibida ao público em caso de lances duvidosos.

A tecnologia foi desenvolvida em 2001 por engenheiros da empresa inglesa Roke Manor Research Limited. Em 2011, a Hawk-Eye foi adquirida pela Sony Europe.

Do Blog Merece Destaque
Com informações da Wikipedia
Foto Reprodução FIFA

Postar um comentário

0 Comentários