Slide

10/recent/ticker-posts

Alunos do 5º Ano conhecem a técnica do Pontilhismo na Escola Dinâmica


A professora Rosineide Cintra desenvolveu um trabalho envolvendo arte com os alunos 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Dinâmica. A técnica utilizada foi o Pontilhismo, que torna-se interessante e impressiona tanto pelo impacto visual, como pela ausência de linhas.

O Pontilhismo é uma técnica de pintura em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição uma mistura ótica nos olhos do observador. O Pontilhismo surgiu na França, em meados da década de 1880, com um movimento pós- impressionista. O mais notável pintor do Pontilhismo é Seurat.
A técnica de utilização de pontos coloridos justapostos também pode ser considerada o culminar do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do homem para representar a natureza.

Segundo a professora Rosineide, o objetivo do uso da técnica é ampliar o conhecimento do alunos, a cerca das mais variadas técnicas de pintura, tendo em vista que a noção que eles tem de arte é muito restrita a pintura e desenhos livres, sem nenhuma contextualização com a história da Arte e da História Geral.

A professora desenvolveu o trabalho utilizando garrafas pet e tinta guache. Finalizados, os trabalhos foram expostos na sala.


Informações da Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários