Slide

10/recent/ticker-posts

Aves arribação invadem a região do Cariri Paraibano

Milhares de aves arribação - Zenaida auriculata noronha, também conhecida como avoante, avoete e pomba-de-bando - chegaram à região do Cariri paraibano para a postura anual. Elas estão espalhadas por várias cidades da região, tais como Sumé, Amparo, Congo e Monteiro, entre outras, onde lamentavelmente acabam sendo alvos fáceis dos caçadores locais e de outras regiões. A quantidade de aves chega a assustar, conforme pode ser constatado por quem trafega ao longo da BR 412 e outras rodovias estaduais que interligam os municípios caririzeiros.

Agentes do Ibama chegam a realizar fiscalizações nas áreas com maior índice de aglomeração das aves, porém, devido ao pequeno contingente, realiza poucas apreensões. Os caçadores, por sua vez, fazem a festa.

De acordo com o Ibama, já existe um Plano de Manejo, proposto pelo Centro Nacional de Pesquisa para a Conservação das Aves Silvestres (Cemave) para esta subespécie. O desafio agora é fazer o uso sustentável da arribação. O fato é que há exploração desde o momento em que as arribaçãs (avoetes) se instalam em colônias para reprodução (pombeiros). Sempre alguém busca caçar os espécimes, seja para o consumo próprio, seja para alimentar o comércio ilegal, tanto em nível local quanto regional e até interestadual.

Blog Merece Destaque
Fonte: Vitrine do Cariri

Postar um comentário

0 Comentários