Slide

10/recent/ticker-posts

Nova plataforma digital oferece informações estratégicas para o mercado da moda em Pernambuco

Intitulado SIM, o serviço inédito revoluciona a forma de investir em moda através de inteligência mercadológica. Oferecida pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), plataforma será lançado na quinta (17).

A inovação é um fator importante para o sucesso de qualquer negócio. Para isso, o empreendedor precisa conhecer bem como anda o mercado, quais as novidades e últimos avanços do segmento de atuação. Focando no mercado de moda e confecção de vestuário no Estado, o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE) lança na quinta-feira (17/07), no Marco Pernambucano da Moda, às 16h, a plataforma digital SIM (Serviço de Inteligência Mercadológica), de apoio a empresas e profissionais da moda que querem inovar no setor. O serviço conta com abrangência na capital pernambucana e em Toritama, no Agreste, estando disponível para o público a partir do dia 21/07.

O serviço, que faz parte do projeto de inteligência mercadológica do NTCPE, é inédito no país e reúne informações estratégicas sobre tendências, consumo, eventos, pesquisas, entre outros dados essenciais para o desenvolvimento de produtos e outras iniciativas, contemplando o comportamento regional, nacional e internacional da moda. O SIM proporciona condições favoráveis de crescimento para profissionais e instituições de Pernambuco, além de atratividade competitiva. “Esse projeto fortalece e traz pontos positivos para toda a cadeia, pois as informações são segmentadas e atuais, antecipando o que o mercado quer”, explica Edilson Tavares, presidente do NTCPE.

O SIM contempla informações de seis importantes bases de dados referentes ao segmento de moda e confecção. Através do IEMI, por exemplo, o profissional tem acesso a conhecimento sobre soluções especializadas de confecção. Já pelo Stylesight é possível estimar custos para aprimorar ações com o mercado. Além dessas, também são contempladas as bases WGSN, Deninhead, Mintel Oxygen e Mintel Inspire.

O resultado é uma experiência única que fornece apoio aos empreendedores da moda com planejamento institucional, auxiliando na tomada de decisão estratégica para o desenvolvimento de produtos e ações comerciais, em consonância com demandas locais, nacionais e até internacionais. “Com o programa, podemos acertar mais, com produtos melhores e mais atuais. Esperamos, assim, uma mudança de cultura que proporcione um caminho sem volta para quem quer se manter no mercado”, pontua a professora e doutora em design de moda Maria Alice Rocha, que faz palestra aberta ao público, no dia lançamento da plataforma sobre as potencialidades do SIM.

Aceso ao serviço - O serviço estará disponível a partir da segunda-feira (21/07), nos escritórios do Núcleo no Recife (Marco Pernambucano da Moda – Rua da Moeda, nº 46, Bairro do Recife) e em Toritama (Rua Quatro de Outubro, s/n, Centro). O acesso pode ser feito presencialmente, através de monitores no local, disponíveis para pesquisas e emissão de conteúdos impresso ou online. O acesso individual aos associados é gratuito; já os não associados pagam por tempo de utilização, a preço de R$ 30 a hora.

Sistemas integrados – O diferencial do SIM é sua capacidade de congregar informações distintas no mesmo lugar, proporcionando conforto ao profissional e conhecimento inteligente sobre variados assuntos relacionados a produtos e mercado da moda. Esse aprendizado é possível graças aos bancos de dados que a plataforma reúne:

WGSN: Abastece o mercado da moda e design com inteligência necessária para clientes que seguem apostando em produtos de sucesso comercial;
Stylesight: Traz valor tanto para designers à procura de mais tempo para ser criativo e quanto para gestores que buscam redução de custos e retorno em investimentos;
Deninhead: Disponibiliza, desde 1998, uma biblioteca de imagem e de serviço de tendências especializado com vasto arquivo de estilos de jeanswear, casualwear e sportswear;
Mintel Oxygen: Oferece relatórios de pesquisa de mercado e de consumidor;
Mintel Inspire: Proporciona o acesso às tendências de consumo segmentadas e sua aplicação a negócios;
IEMI: Provedora de conhecimento especializado nos mercados têxtil, calçadista e moveleiro para sustentar soluções completas e setoriais.

Sobre o NTCPE – O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções é uma organização social (O.S.) criada em agosto de 2012 para ser a executora de diversas ações para esta cadeia em Pernambuco, que atualmente gera mais de 100 mil postos de trabalho e é a segunda mais expressiva do Brasil. Possui um Conselho de Administração composto por 13 instituições públicas e privadas, entre elas: Banco do Nordeste e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sdec) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

As ações do Núcleo vão fomentar ações de incentivo a novos negócios, exploração de novos mercados e elaboração de estudos e pesquisas sobre a cadeia. Atualmente, dois projetos estão em foco: o Marco Pernambucano da Moda e o Programa de Inteligência Mercadológica. Todas as ações são desenvolvidas nas cidades do Polo de Confecções do Agreste (Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe) e no Recife, no Marco Pernambucano da Moda – espaço que funciona desde março passado, a partir de uma ação integrada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e é gerido pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções.

SERVIÇO:
Palestra de lançamento da plataforma MS/SIM
Quando: 17 de julho de 2014 (quinta-feira)
Onde: Marco Pernambucano da Moda (Rua da Moeda, 40, Bairro do Recife)
Horário: 16h
Entrada gratuita

Postar um comentário

0 Comentários