Slide

10/recent/ticker-posts

Celpe explica por que clientes estão recebendo duas contas no mês

Algumas faturas podem ter tido prazo de pagamento dilatado. Companhia dá opção de parcelamento


Alguns consumidores podem estar recebendo, em um só mês, duas contas distintas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). É que algumas faturas, por diversos motivos, podem ter tido, no passado, o prazo de pagamento dilatado em algum ciclo e agora estão tendo o ciclo de vencimento regularizado, de acordo com a empresa. A Celpe informa que cada caso é um caso e oferece facilidade de parcelamento, caso o cliente não queira ou não possa arcar com a despesa dupla no mesmo período. 

Os motivos que levam à dilatação, segundo a companhia, são variados. Um exemplo é quando a data de pagamento cai num feriado, e aí o sistema automaticamente joga o débito para o mês subsequente. A legislação diz que deve haver um mínimo de cinco dias úteis entre a data de apresentação da conta e o vencimento. A postergação também pode acontecer, informa a Celpe, caso o cliente solicite uma data fixa de pagamento mensal e o sistema verifique que já há uma fatura emitida para o período. 

Uma cliente apresentou à reportagem suas contas de todo o ano de 2014. Todas elas tinham data de vencimento para dois meses à frente. Em outubro, porém, ela recebeu duas contas que tinham vencimento para este mês, sendo uma referente a agosto e outra ao próprio mês de outubro.

A Celpe verificou o caso e constatou que tratava-se de mais um caso de postergação. E explicou: em janeiro de 2010, a conta da consumidora ficou muito acima da sua média de consumo e, então, terminou caindo para verificação. Neste mês é que a regularização do ciclo de vencimento será feita, por isso as duas contas. No mês que vem, segundo a companhia de energia, ela receberá apenas uma conta, como deve acontecer normalmente.

A Celpe reforça que é importante observar que as faturas foram entregues em momentos diferentes e se referem a períodos de consumo distintos, o que pode ser verificado na própria conta de energia. Para o caso com datas de vencimento no mesmo mês, a empresa disponibiliza o parcelamento da segunda conta. Se for de interesse do cliente, a negociação deve ser feita em uma das agências de atendimento da empresa. No www.celpe.com.br, é possível consultar os endereços.

Blog Merece Destaque
Informações do Jornal do Commercio

Postar um comentário

0 Comentários