Slide

10/recent/ticker-posts

Dilma Rousseff é reeleita presidente do Brasil

Neste domingo, 26 de outubro de 2014, aconteceu o segundo turno das eleições para presidente da república. Na disputa entre a atual presidente que buscava a reeleição, Dilma Rousseff (PT) e o Senador Mineiro Aécio Neves (PSDB), Dilma levou a melhor e foi reeleita com 51,64% dos votos, o que totaliza 54.501.118 votos.

Aécio Neves obteve 48,36% dos votos do eleitorado brasileiro, um total de 51.041.155 votos.

Dilma Vana Rousseff

Dilma Vana Rousseff nasceu em Belo Horizonte em 14 de dezembro de 1947. Iniciou sua militância política aos 16 anos e ingressou na luta armada contra a ditadura militar. Foi presa em 1970 por quase três anos e submetida à tortura. Após deixar a prisão, Dilma mudou-se para Porto Alegre e formou-se em Economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Em 1980, ajudou a fundar o PDT, legenda a qual permaneceu filiada até 2001, quando entrou para o PT. Durante a campanha de 2002, que levou Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, Dilma ganhou destaque na equipe responsável por formular o plano do governo na área energética. Foi convidada então a ocupar a pasta de Minas e Energia em 2003. Permaneceu no cargo até 2005, quando substituiu José Dirceu, atingido pelo escândalo do mensalão, na Casa Civil. 

Em 2009, revelou que se submetera a tratamento contra um linfoma descoberto em exame de rotina. Após sessões de radioterapia e quimioterapia, anunciou que estava curada do câncer. Meses depois, teve sua candidatura à Presidência oficializada pelo PT. 

Dilma comandou uma extensa campanha pelo País, tendo Lula como seu principal cabo eleitoral. Viu a disputa ser levada ao segundo turno em meio a denúncias envolvendo Erenice Guerra, sua antiga auxiliar e então ministra da Casa Civil. Na segunda etapa da votação, Dilma confirmou seu favoritismo e se tornou a primeira presidente mulher do Brasil. Portanto hoje, 26 de outubro de 2014, entra para a biografia de Dilma sua reeleição à presidência da República.

Postar um comentário

0 Comentários