Slide

10/recent/ticker-posts

Epidemia de ebola já causou 4.922 mortes, diz OMS

A epidemia de ebola já matou 4.922 pessoas, de um total de 10.141 infectadas, de acordo com o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado neste sábado (25).

No total, oito países foram afetados. Entretanto, os casos estão concentrados na Libéria, Serra Leoa e Guiné, na África Ocidental. Espanha, Estados Unidos, Mali, Senegal e Nigéria também já tiveram casos confirmados. Estes dois últimos países foram declarados livres da doença em 17 e 19 de outubro, respectivamente.

Na Guiné, Libéria e Serra Leoa, a transmissão continua intensa, de acordo com a OMS, principalmente nas capitais dos três países. A organização acredita que o número de casos ainda é subestimado, sobretudo na capital da Libéria, Monróvia.

No Brasil, houve apenas um caso de suspeita de ebola. Um homem natural da Guiné-Conacri chegou ao Brasil no dia 19 de setembro. Em Cascavel, o africano sentiu febre no dia 8 de outubro e, no dia seguinte, procurou uma Unidade de Pronto-Atendimento. O Ministério da Saúde foi acionado e o paciente transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, onde permaneceu internado até que dois exames descartaram a presença do vírus.

A agência da ONU salientou em nota que dos oito distritos da Libéria e da Guiné, que fazem fronteira com a Costa do Marfim, apenas dois têm relatado casos confirmados ou prováveis ​​de ebola.

Veja detalhes dos locais com casos de ebola:
  • Guiné: Foram 1553 casos de ebola, entre confirmados, suspeitos e prováveis, que levaram a 926 mortes.
  • Libéria: Foram 4.665 casos da doença, entre confirmados, suspeitos e prováveis, que levaram a 2.705 mortes.
  • Serra Leoa: Foram 3.896 casos da doença, entre confirmados, suspeitos e prováveis, que levaram a 1.281 mortes.
  • Espanha: Houve apenas um caso confirmado, o da enfermeira Teresa Romero, que já foi curada.
  • Estados Unidos: Houve quatro casos da doença. Um dos pacientes morreu, um médico segue internado e duas enfermeiras foram curadas.
  • Nigéria: Foram 20 casos de ebola, entre confirmados e prováveis, que levaram a 8 mortes. O país já foi declarado livre da doença.
  • Senegal: Houve apenas um caso da doença e o paciente se recuperou. O país já foi declarado livre da doença.
  • Mali: houve apenas um caso da doença por enquanto – uma menina de 2 anos que morreu.
Blog Merece Destaque
Com informações do G1

Postar um comentário

0 Comentários