Slide

10/recent/ticker-posts

Projeto Águas de Areia: equipes desenvolvem ações importantes no Rio Capibaribe entre Poção e Santa Cruz


O Blog Merece Destaque esteve neste domingo (12) no sítio Impueiras, zona Rural do município de Jataúba, no Agreste de Pernambuco, onde acompanhamos os trabalhos dos cadastradores Marcelo Ulisses e Murilo Bernardino do projeto Águas de Areia. Eles e mais outros cadastradores do projeto realizam o cadastramento das atividades de usos da água ao longo do leito seco do rio Capibaribe. A aplicação desse cadastro está sendo feito por moradores da própria região, que receberam um treinamento. Além de conhecer as formas e fontes de uso da água pela população rural nesse trecho superior do rio Capibaribe, que possui 80Km de extensão, o projeto também pretende quantificar os usos em função dos diferentes mananciais hídricos (cacimbão, barreiro, barragem, carro pipa e água de chuva), entendendo qual a importância dos cacimbões nas areias do leito seco do rio Capibaribe.


Você sabe o que são águas de areias?

São aquelas águas encontradas no solo arenoso de leito seco de rios, também chamadas de águas de aluvião, características do semiárido nordestino. Esses depósitos de areia funcionam como cisternas naturais e nos períodos de estiagem são fonte importante de água para famílias, povoados e até cidades. Por isso, é necessária a sua conservação.

O projeto Águas de Areia tem à frente da equipe Dr. Ricardo Augusto Pessôa Braga da Universidade Federal de Pernambuco, ex-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe e atual presidente da ANE – Associação Águas do Nordeste e tem o objetivo de contribuir para a recuperação ambiental e gestão dos mananciais de água das areias de aluvião no Alto Rio Capibaribe, visando a sustentabilidade hídrica das populações rurais situadas nessa região do Semiárido pernambucano. O foco principal é a conservação e captação de água em areias de leito seco de rios intermitentes, tomando como referência o Alto Rio Capibaribe, em trecho de cerca de 80 quilômetros.


O que é o projeto Águas de Areias?

É um projeto de gestão socioambiental desenvolvido pela Associação Águas do Nordeste (ANE) e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, e tem como objetivos:
  • Compreender como as comunidades locais fazem uso das águas de areias;
  • Contribuir com as comunidades locais para a recuperação ambiental e gestão dessas águas;
  • Desenvolver e melhorar tecnologias para captação e conservação das águas de areias;
  • Capacitar agentes locais para a gestão compartilhada da água;
  • Promover, por meio de escolas e outras instituições locais ações de educação socioambiental voltadas para o tema.
Onde o projeto atua?

Nas comunidades que vivem próximo ao rio Capibaribe, nos municípios de Poção, Jataúba, Brejo da Madre de Deus e Santa Cruz do Capibaribe, numa extensão de aproximadamente 80 quilômetros.


Blog Merece Destaque
Fotos e reportagem: Almir Neves
Com informações de Ricardo Augusto Pessôa Braga

Postar um comentário

0 Comentários