Slide

10/recent/ticker-posts

Revitalização do Rio Capibaribe foi o tema da palestra de encerramento da II Semana Científica Integrada da FADIRE


Durante toda esta semana, a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional - FADIRE, promoveu em Santa Cruz do Capibaribe a II Semana Científica Integrada, com a realização de palestras e minicursos com temas relevantes e de interesse dos estudantes.

O encerramento se deu na sexta-feira (24/10) com a realização da palestra sobre a revitalização do Rio Capibaribe, com o palestrante Paulo André que é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica (COBH) do Rio Capibaribe e que preside também o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) de Santa Cruz do Capibaribe.

O palestrante abordou a importância da revitalização e preservação do Rio que há tempos sofre com a grande quantidade de poluentes que nele são despejadas diariamente nas cidades por onde ele passa e também com a retirada desordenada das areias do seu leito, mostrando que ao se retirar estas areias prejudica-se as reservas de água que ficam acumuladas no subsolo, as chamadas Águas de Aluvião e que, com uma gestão mais eficiente, poderiam amenizar o sério problema de falta de água na região. O público interagiu com perguntas.

O palestrante falou da dificuldade de ser postos em prática pelo poder público, os projetos de revitalização do rio e chamou a atenção para que cada pessoa comece a fazer sua parte em não jogar lixo nas ruas e isso já contribuiria bastante para diminuir a quantidade de lixo no leito do rio, lembrando que as águas do Rio Capibaribe são armazenadas na barragem de Jucazinho que abastece nossa cidade e que toda poluição causada acaba prejudicando nós mesmos, pois as águas acabam voltando para abastecer nossas casas.

Portanto, pensemos nisso  e façamos nossa parte para diminuir a poluição do rio não jogando lixo nas ruas e cobrando do poder público que sejam postos em prática os projetos de revitalização.

Ao fim da palestra o coordenador do curso de Administração e professor da FADIRE, Betto Aragão, agradeceu a participação de todos nessa importante palestra e também durante todas as palestras e minicursos da II Semana Científica Integrada da FADIRE.

Postar um comentário

0 Comentários