Slide

10/recent/ticker-posts

Bicicletando com Zenna Rocha

Santa Cruz do Capibaribe, cidade plana, com distancias relativamente curtas, vias de velocidade baixa, cidade propícia para se locomover de bicicleta,

Muita gente se locomove de bicicleta aqui em nossa cidade. Gerando muitas demandas e pouca ação das autoridades para com essas pessoas.

Ações como campanha de valorização da pessoa que vai de bicicleta, bicicletários (estacionamento para bicicletas), sinalização específica para as bicicletas, controle de velocidade dos motorizados e, claro, um equipamento muito importante para valorização dos ciclistas e um incentivo para que mais pessoas usem bicicleta como meio de transporte. Estamos falando dela, a tão falada ciclovia.

Lembrando que o assunto bicicleta não só se resume à questão ciclovia.

Você sabe a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota? 

Ciclovia - É um espaço segregado para fluxo de bicicletas. Isso significa que há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. A ciclovia é muito indicada em vias de trânsito rápido, como é o caso da PE-160, onde a velocidade permitida ultrapassa os 60 km por hora. Essa separação pode ser através de mureta, meio fio, grade, blocos de concreto ou outro tipo de isolamento fixo.

Ciclofaixa - É quando há apenas uma faixa pintada no chão, sem separação física de qualquer tipo (inclusive cones ou cavaletes). Pode haver “olhos de gato” ou no máximo os tachões do tipo “tartaruga”, como os que separam as faixas de ônibus.

Indicada para vias onde o trânsito motorizado é menos veloz, é muito mais barata que a ciclovia, pois utiliza a estrutura viária existente.

Ciclo-rota - é um caminho mapeado ou sinalizado para ajudar no deslocamento dos ciclistas.

Ciclorrota - De uso mais recente, o termo ciclorrota (ou ciclo-rota) significa um caminho, sinalizado ou não, que represente a rota recomendada para o ciclista chegar onde deseja. Representa efetivamente um trajeto, não uma faixa da via ou um trecho segregado, embora parte ou toda a rota possa passar por ciclofaixas e ciclovias. 

Abraços a todos. E vamos de bicicleta, a cidade agradece.

Zenna Rocha.

Postar um comentário

0 Comentários