Slide

10/recent/ticker-posts

Capivara é localizada no Rio Capibaribe na área urbana de Santa Cruz

Capivara nada nas águas poluídas do Rio Capibaribe. Fotos: Arnaldo Vitorino.
Na tarde desta sexta-feira (30) o Ambientalista e fotógrafo santacruzense Arnaldo Vitorino registrou imagens raras de uma Capivara no leito do Rio Capibaribe, no perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe. A presença deste tipo de animal nessa região é incomum devido à grande poluição deste trecho do rio.

Arnaldo Vitorino comentou sobre a grata surpresa de ter encontrado a capivara:

"Hoje à tarde junto com o Bruno Bezerra, Pablo Ricardo, Luiz Carlos e Teotônio, tivemos o prazer de ver pela primeira vez uma Capivara na área urbana da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, como ela chegou ainda não sabemos e como está conseguindo sobreviver nessas águas poluídas também não temos explicações. Foi de uma alegria imensa que recebi o recado de um ex-aluno me informando de ter visto essa Capivara no leito do rio. De imediato comuniquei aos colegas e de câmera na mão seguimos para o rio no local indicado, e para nossa satisfação, lá estava o animal como vocês bem podem ver pelas imagens. Só pedimos para as pessoas que tenham cuidado e não maltratem este belíssimo animal de nossa fauna. Vamos pedir que as chuvas cheguem logo e que traga mais Capivaras para essa nossa pequena e invisível "Floresta Urbana" que existe nas margens do Capibaribe, que é desconhecida da maioria dos habitantes urbanos que passaram a ignorá-la e substituí-la por construções e lixo. Disse Arnaldo.

O Secretário Bruno Bezerra também comentou sobre o assunto:

"A luta em defesa do meio ambiente não é das mais fáceis, muitas vezes tudo parece conspirar pro lado do desânimo, aí nossa mãe natureza manda um recado simples e direto... Eu conto com vocês! Hoje foi um dia especial... eu, Arnaldo Vitorino, Luiz Carlos, Pablo Ricardo e Teotônio encontramos no trecho urbano do Rio Capibaribe em Santa Cruz do Capibaribe uma capivara, achado raro. A dona do rio deu as caras.

Tenho dito... O homem é o único animal capaz de matar um rio. E é o homem também o único animal capaz de salvar um rio. Salvemos o nosso Capibaribe! Não podemos matar o rio que pode matar nossa sede. Que pode nos ofertar qualidade de vida e sustentabilidade.

Nossa equipe da secretaria está monitorando a capivara, Luiz Carlos está coordenando este monitoramento". Afirmou Bruno Bezerra.

Fotos: Arnaldo Vitorino e Almir Neves/Arquivo Blog Merece Destaque

Postar um comentário

0 Comentários