Slide

10/recent/ticker-posts

Meio Ambiente: omissão ou conivência?

Por Cláudio Soares*
Até quando vamos continuar em situação na qual o desmatamento no sertão e a impunidade a esses traficantes de madeiras prevalecem de forma tão brutal no nosso cotidiano? Chega! Onde está o secretário de meio ambiente do estado de Pernambuco, o senhor Sérgio Xavier, que por sinal, é presidente do partido verde? E que este assistiu lá no Sertão do Pajeú, precisamente em Afogados da Ingazeira, ao Bispo Dom Egídio Bisol entregar um farta documentação nas mãos do governador Paulo Câmara (PSB) apontando que mais de 70 caminhões de madeira trafegam, semanalmente, por rodovias estaduais transportando lenha extraída de áreas de caatinga da região.

"Muitas vezes esses caminhões fazem duas viagens numa média semanal de 140 cargas de lenha", acrescentou o Bispo. A associação criminosa, para fugir da fiscalização, anda com um documento falso dizendo que a madeira transportada é oriunda da planta emblemática chamada de algaroba. São diversos agricultores que procuram a imprensa e a igreja para desmentir e denunciar que o material trata-se mesmo de uma lenha orgânica que dar sustentabilidade a predominância das terras sofridas do Sertão.

Perguntar é fato atípico, ou seja, não é crime: O secretário estadual do Meio Ambiente, Sérgio Xavier, presente no fórum e seminário com o governador, recebeu lá no Sertão há mais de 30 dias um documento do Bispo, e Paulo Câmara, no ensejo, determinou a imediata missão ao secretário de fazer uma ampla investigação sobre esse crime -, por que o senhor Sérgio Xavier (PV) não tem demonstrado serviço ou vontade política para solucionar o caso? Isso configura omissão ou conivência - e por isso pode o senhor secretário está cometendo a mesma barbárie, ou seja, o mesmo crime contra a nosso bioma, a caatinga sertaneja. Aliás, na prática da barbárie, ninguém é diferente.

Ao governador Paulo Câmara, fica aqui nosso mais sublime alerta: O Sertão do Pajeú composto por dezenove cidades, com mais de meio milhão de pessoas, com uma escassez hídrica das mais violentas dos últimos tempos, de um povo sofrido, porém, neste pleito, representado pela Igreja Católica, espera e acredita que suas ações sejam postas em práticas - assim sendo, terá nosso estado a certeza que de o saudoso Eduardo Campos deixou como sucessor um homem pragmático, cumpridor de suas promessas e do seu dever...

Senhor governador, esperamos, e eu como filho do Sertão, que seu secretário do Meio Ambiente, tenha desenvoltura, seja enérgico e tenha coragem para enfrentar os desafios inerentes a sua pasta. Não basta o discurso. É preciso ação. Chega de astúcia. Chega de esperteza. Sagacidade. Chega de omissão ou conivência. O Sertão exige respeito!

*Jornalista e bacharel em Direito (Fenaj: DRT-PE 4074)
 
Fonte: Blog do Magno Martins

Postar um comentário

0 Comentários