Por Zenna Rocha
Diante da problemática que se tornou o ir e vir de carros e motocicletas e quando começa a se pensar em outras formas de locomoção nas cidades, e pensar a cidade como um todo, incentivar o uso da bicicleta, valorizar a vida e não o fluxo dos motorizados tá se tornando primordial como alternativa para cidades melhores.
Quando se fala em integrar bicicletas no trânsito, é comum as pessoas pensarem logo em uma cidade da Europa ou mesmo uma grande capital brasileira. Mas, uma cidade melhor todos querem e é viável. Prova disso está no ranking de cidades que mais investem na questão bicicleta como meio de transporte onde consta em primeiro lugar no Brasil a capital nordestina Aracaju - Sergipe.
Estrutura cicloviária em Aracaju-SE. Primeira no ranking de cidades amigas da bicicleta.
Ainda como exemplo, também não tão distante assim está a cidade do interior de Pernambuco que figura em primeiro lugar em procurar o governo para a questão bicicleta: essa cidade é Arcoverde.
Já existe em Arcoverde equipamentos para melhorar a vida de quem vai de bicicleta. Um exemplo são faixas de retenção que contribuem para mais segurança nas vias. O uso delas é feito da seguinte forma: uma faixa de retenção mais próxima da faixa de pedestre param as motos e as bicicletas, já na segunda faixa, mas afastada param os demais veículos, mesmo que não tenha nenhuma moto ou bicicleta, assim como na imagem.
Arcoverde é um exemplo que deve ser seguido por outras cidades, como Santa Cruz do Capibaribe cidade plana, industrial, com um número elevado de carros e motocicletas e com um bom número de ciclistas urbanos.
Redes Sociais