Slide

10/recent/ticker-posts

Com projeto denominado Caravana do Cuscuz, Francisco Zacarias vai aos bairros saber necessidades da população

O Médico Francisco Zacarias deu início ao projeto, o qual ele denomina de Caravana do cuscuz, em que ele visita os bairros da cidade para saber as necessidades da população. A primeira visita foi no loteamento São Miguel e Francisco falou sobre a ida da caravana àquela comunidade.

Em 26 de junho de 2015, realizamos nossa primeira Caravana do CUSCUZ no bairro de São Miguel, em Santa Cruz do Capibaribe. Nosso anfitrião foi o músico Gautier Gomes e nosso levantamento se refere à parte mais antiga do bairro. O objetivo da Caravana do CUSCUZ é andar pelas ruas e conversar com os moradores. A todos fazemos a seguinte pergunta: "O que a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe pode fazer para melhorar a qualidade de vida no seu bairro?" A partir das respostas encontradas, realizamos um apurado sobre os principais problemas e as soluções apontadas, na visão dos moradores do bairro. Ao final, confraternizamos na casa do anfitrião, que oferece um CUSCUZ aos voluntários.


A FALTA DE SEGURANÇA (terceiro pior problema, segundo os moradores entrevistados)

A falta de segurança recebeu 16 das 69 citações apuradas no bairro de São Miguel. Pudemos observar que não houve citação de casos específicos de violência, o que talvez reflita a falta da SENSAÇÃO DE SEGURANÇA, na verdade.

As soluções apontada pelos moradores foram:
- Aumentar o patrulhamento (rondas policiais), com 14 citações;
- Instalar um trailer ou um posto policial no bairro, com 2 citações.

Apesar de a responsabilidade pela segurança pública ser do Governo do Estado, sugerimos, como já houve no passado, que a Prefeitura firme parcerias com a Polícia Militar, inclusive com contrapartida de recursos, para melhorar o policiamento do bairro e atender a essa importante demanda da população.

A FALTA DE MÉDICOS (segundo pior problema, segundo os moradores entrevistados)

Uma grande surpresa a nossa equipe foi observar a grande dificuldade dos moradores do bairro de São Miguel em ter acesso a consultas médicas. No bairro existe, segundo os moradores, apenas um posto de saúde em funcionamento, em que há atendimento médico apenas às quartas-feiras! A insuficiente prestação de serviços médicos foi citada 17 vezes.

As soluções apontadas pelos moradores foram:
- Colocar médicos no posto de saúde (mais horários e maior número de fichas de atendimento), com 9 citações;
- Instalar um novo posto de saúde no bairro, com 6 citações;
- Disponibilizar mais remédios no posto (às vezes também faltam medicamentos), com 1 citação;
- Melhorar o atendimento (trato com a população), 1 citação. 
Ainda na área de saúde, descobrimos que existe deficiência na cobertura dos agentes de saúde (algumas casas não recebem visitas) e de atendimento médico domiciliar.

A FALTA DE CALÇAMENTO DAS RUAS (o principal problema do São Miguel, segundo os moradores)

A maioria das ruas que percorremos não está calçada! Observamos que existe saneamento no bairro, o que é um ponto positivo, e não encontramos pontos de esgoto a céu aberto. Foram 18 citações para o calçamento das ruas e esse clamor fica evidente e se justifica quando se anda pelo bairro. As ruas de terra batida e alto fluxo de veículos automotores provocam muita poeira e agravam os problemas respiratórios, sobretudo para os alérgicos, as crianças e os idosos.

Uma vez por mês, quando chega água, segundo os moradores, os canos da COMPESA rotineiramente vazam, o que provoca lama e põe em risco a estrutura de alvenaria de algumas casas (aliás, a falta de água também recebeu bastantes citações como problema). A óbvia solução apontada para essa demanda foi calçar as ruas do bairro e, para a nossa surpresa, encontramos moradores inclusive dispostos a pagar pelo calçamento, tamanha é a necessidade!

E o CUSCUZ?

Ao final, já cansados e famintos, Jaci, a esposa do nosso anfitrião nos preparou um delicioso jantar, com queijo assado, galinha e muito CUSCUZ! Ficamos gratos a essa família que nos acolheu e nos acompanhou em nossas visitas!

Quer o Caravana do CUSCUZ no seu bairro, entre em contato conosco através da página de Francisco Zacarias no Facebook (www.facebook.com/xicozacarias)! Nosso movimento é social e visa levantar os problemas que mais afligem a população de cada bairro. Por isso convidamos toda a classe política e as autoridades competentes de Santa Cruz do Capibaribe para nos acompanhar em nossas visitas. 

Obrigado!
Francisco Zacarias

Postar um comentário

0 Comentários