Slide

10/recent/ticker-posts

Em Audiência é anunciado novo sistema de abastecimento de água para Santa Cruz do Capibaribe


Uma Audiência Pública aconteceu nesta sexta-feira (28), em Santa Cruz do Capibaribe, convocada pela sociedade civil organizada e contou com as presenças do Senador Humberto Costa, de representantes do Executivo municipal, Legislativo municipal e estadual, Ministério Público, Fundação Joaquim Nabuco, associações comerciais, lideranças religiosas, Compesa, sindicatos e cooperativas.

Diante de fortes cobranças por parte de representantes de classes, foi anunciado um novo sistema adutor para abastecer Santa Cruz do Capibaribe, em uma ação de curto prazo. A cidade foi retirada do sistema de Jucazinho e passará a receber água da Barragem do Prata através de uma inversão do fluxo de água para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro Salgado em Caruaru, de onde será enviada a água que abastecerá Santa Cruz.

Segundo o diretor Regional da Compesa, Leonardo Selva, a companhia sempre esteve atenta às necessidades de Santa Cruz do Capibaribe e não permitirá que a cidade sofra um colapso hídrico. “Queria dizer a vocês que não estamos indiferentes à crise, nem esperando chover, estamos indo buscar água na Zona da Mata. Trabalhamos diariamente para que as soluções a médio e longo prazo sejam concluídas com êxito e já estamos planejando, assim que a Barragem de Serro Azul ficar pronta, fazer outra adutora para aumentar a vazão de água na região, um projeto que será financiado pelo Banco Mundial”, disse Leonardo. Ao final da audiência, o prefeito Edson Vieira, o deputado Diogo Moraes e o diretor Leonardo Selva receberam uma carta de compromisso redigida durante o encontro.

A médio prazo, a Compesa anunciou que executará obras avaliada em mais de R$ 60 milhões para trazer água através da Adutora do Pirangi. O sistema Pirangi mandará água para Caruaru e de lá deverá ser enviada para Santa Cruz através da tubulação da Adutora do Agreste. O início da obra de Pirangi está previsto para novembro e a obra deverá ser concluída em 6 meses.

A longo prazo, a solução para a crise hídrica de nossa região será a conclusão da Adutora do Agreste, que irá abastecer mais de 60 municípios da região.

De acordo com o representante da Compesa, metade das obras da adutora do Agreste já estão prontas e o governo do estado, através da Compesa, já adquiriu toda a tubulação para a conclusão das obras e aguarda que o ministério da Integração Nacional, envie a verba para que a empresa dê continuidade à obra.

Postar um comentário

0 Comentários