Slide

10/recent/ticker-posts

Inflação em 12 meses deve atingir pico neste trimestre, segundo BC

Diante do avanço da inflação – que vem refletindo principalmente nos últimos meses o realinhamento de preços administrados, como o da energia – a expectativa do Banco Central é que o índice oficial acumulado em 12 meses atinja seu pico neste trimestre e permaneça em níveis elevados até o final do ano. "De acordo com o presidente da instituição, Alexandre Tombini, na sequência, a trajetória de queda dos preços deverá ser iniciada.

"Os números da inflação impactados pelo realinhamento dos preços relativos cederão lugar a valores que refletirão mais fortemente o corrente estado das condições monetárias, levando a trajetória de queda da inflação acumulada em 12 meses", disse Tombini nesta sexta-feira (14), durante seminário sobre riscos e estabilidade financeira, em São Paulo.

No início do ano, as expectativas para inflação para o período de 2017 a 2019 se encontravam muito acima de 4,5% ao ano. Segundo Tombini, atualmente verifica-se convergência das expectativas para a meta no intervalo de médio e longo prazo. "Para 2016, a mediana das expectativas recuou a despeito do crescimento da expectativa para o ano de 2015.

Postar um comentário

0 Comentários