Slide

10/recent/ticker-posts

Participar é preciso. Artigo do cicloativista Zenna Rocha

Cresceu, e muito, nesses últimos tempos a prática do ciclismo em nossa cidade. Claro, a cidade tem tradição histórica em esportes de duas rodas, tá ai um Bicicroos forte, um MTB também de destaque e pilotos da modalidade Speed se destacando, como é o caso de Davi Monteiro, segundo lugar na categoria em uma prova de nível nacional.


Também é notório o uso de bicicletas nas ruas, como lazer e como forma de locomoção diária. Cidade industrial, plana, com distâncias relativamente pequenas, cada vez mais a bicicleta está em uso. Com isso surgem as demandas e consequentemente ideias e ações em prol de quem usa bicicleta.


A Lei Municipal que prioriza a bicicleta no trânsito da cidade e o Requerimento proposto por um vereador para beneficiar o ciclismo de lazer, são ações importante para incentivar o uso da bicicleta, porém o mais importante mesmo seria uma ciclofaixa permanente para quem vai de bicicleta para o trabalho.


As fotos mostram requerimento e a lei promulgada na cidade que vai de encontro ao código de trânsito brasileiro e ao plano federal de mobilidade urbana, que determina prioridade no transito para quem vai de bicicleta. Claro, de leis a cidade esta cheia e, no entanto, não são postas em prática, muitas ficando só no papel. 

Ai é onde surge a necessidade da população agir, cobrar dos seus representantes o cumprimento das mesmas. Participação ativa, ativar! Você sabe o que significa ciclo ativista? Pessoa que luta pelo direito em lei, que já existe, para que haja melhorias para as centenas de pessoas que trafegam de bicicleta no dia-a-dia. 

Cicloativistas e população em geral pedindo ações e mais respeito para os ciclistas.
É isso gente, ativar, participar é preciso, não só quem usa bicicleta no dia-a-dia como transporte ou como esporte e lazer mas todo cidadão e cidadã, motoristas, usuários de veículos motorizados também. Afinal cada bicicleta na rua é um carro a menos, consequentemente mais espaço nas vias para ambulâncias, viaturas da policia e também para você que vai de carro ou moto.

Bicicleta nas ruas, trânsito leve cidade mais humana.

Postar um comentário

0 Comentários