Slide

10/recent/ticker-posts

DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

O pediatra Dr. Carlos Queiroz divulgou um texto importante em que fala do surto de viroses que atinge Santa Cruz do Capibaribe. Leia a seguir:

Santa Cruz do Capibaribe vive, talvez, seu maior problema em saúde pública da sua história com essas viroses. Esse problema afeta diretamente todos os setores da sua vida, pois o mosquito não perdoa nenhum indivíduo que forma a sociedade:
  • A economia padece com a falta de costureiras, de vendedores, de empresários, de compradores (que deixam de vir à cidade, por medo da infecção;
  • A educação sofre com a ausência de alunos, professores e dirigentes em suas unidades de ensino;
  • A segurança tem seus policiais e funcionários acamados;
  • O serviço público funciona com deficiência de funcionários doentes;
  • Até os assaltantes diminuíram a atividade, dando um alívio a população;
  • Enfim, a cidade está funcionando pela metade, com a outra metade sofrendo de muitas dores, febre, vômitos e "vontade de morrer", como diz um pacientezinho meu.
Deixa eu fazer uma pergunta a você: QUANTOS MINUTOS DE SEU DIA VOCÊ GASTA PROCURANDO CRIADOUROS DE MOSQUITOS EM SUA CASA E EM VOLTA DELA?

Tenho feito essa pergunta em meu consultório e a resposta sincera mais ouvida é: NENHUM!!!

Gente, não existe possibilidade de matar esse mosquito com veneno. Aquele fumacê só pega os mosquitos alados, que estão voando. O problema são os ovos que ficam nos criadouros, que todos conhecem: tudo o que possa acumular um pouquinho de água: tampinhas de garrafas pet, um plástico amassado com a mão e jogado ao chão, cisternas abertas, baldes com água, pneus. Se uma criança de 02 anos, sem querer, der um chute em uma tampinha de refrigerante que está no terraço da casa dela, pode ter salvo um quarteirão dessas viroses.

A única maneira de acabar ou diminuir essa epidemia é acabando com os criadouros do mosquito.!!!!!!

Supondo que uma família tenha 05 componentes e cada um deles gaste 20 minutos do seu dia vendo a sua residência, TODOS OS DIAS (pois todos os dias se junta água), venceremos essa batalha.

Mas eu escuto: "eu faço a minha parte, mas meu vizinho não faz". Vá lá, converse com ele, desperte nele o cidadão que existe. Mostre que é para o bem dele e da sua família. Se ele não ceder, procura a Promotoria. O Ministério Público é seu representante. Proteja sua Família.

Gente, nós estamos em uma GUERRA, contra um inimigo muito poderoso, que a cada dia está ganhando.

E OS SERVIÇOS PÚBLICOS (PREFEITURA, JUDICIÁRIO E VEREADORES)?

NA MINHA OPINIÃO, cabe ao Prefeito liderar essa guerra, já que é o representante da sociedade: usar medidas como decretar Estado de Emergência (já que a população está em perigo), determinar a cada Secretário que faça o que a sua pasta pode fazer diante dessa catástrofe, procurar os criadouros de mosquito nas áreas públicas e terrenos baldios, equipar com material humano (médicos e enfermeiros) os hospitais e postos, bem como provê-los dos equipamentos e medicamentos necessários, promover nos órgãos de impressa do município divulgação dos métodos para a eliminação dos criadouros, e outras providências que não me lembro agora.

Sugiro até ao Secretário de Saúde do Municipio que procure os profissionais de saúde da rede privada para ouvir sua sugestões e experiências que possam ajudar no tratamento da virose.

Ao Judiciário, prover às autoridades executivas e legislativas meios legais para que os criadouros possam ser eliminados nas propriedades daqueles que não têm juízo suficiente.

Os legisladores, vereadores, auxiliem o Prefeito em suas bases com as medidas já mencionadas.

Quero fazer aqui um apelo: diante dessa GUERRA, vamos deixar de lado a BESTEIRADA IGNÓBIL dessa POLITICALHA NOJENTA, que só ATRAPALHA o desenvolvimento dessa cidade tão amada por mim e, tenho certeza, por todos nós.

LEVANTE-SE DA CADEIRA AGORA, CHAME SUA MULHER (SEU MARIDO) E SEUS FILHOS, PROCUREM POR SUA CASA E QUINTAL, NÃO ACHE QUE AÍ NÃO TEM NADA. FALE COM SEU VIZINHO. 

A COISA É SÉRIA. SE A GENTE NÃO FIZER NADA, VAMOS SOFRER POR MUITO TEMPO.

Faço minha parte: são aproximadamente 40 a 50 crianças e adolescentes atendidos por dia.

OBRIGADO PELA PACIÊNCIA!!!
COMPARTILHEM!
Dr. Carlos Queiroz Maia

Postar um comentário

0 Comentários