Slide

10/recent/ticker-posts

'Temos escolas do século XIX, professores do XX e alunos do XXI', afirmou Viviane Senna durante Seminário Mulheres Líderes

"Temos escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI". Com essa declaração contundente, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, abriu sua palestra no último Seminário Mulheres Líderes de 2015. Recorde de participantes, a convidada se apresentou no Auditório da Gocil, na capital paulista, na noite de quarta-feira (25). Gustavo Ene, CEO do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, e Sônia Hess de Souza, presidente do LIDE Mulher, foram os mediadores do debate, promovido pelo LIDE, que teve como tema "O Papel da Mulher no Desenvolvimento da Educação no Brasil".

Viviane Senna, Sônia Hess de Souza e Gustavo Ene (da direita para a esquerda).
(Foto: Fred Uehara/Fotografia Uehara).
"O desafio é gigante, e não apenas no Brasil. Só neste ano, a humanidade vai produzir mais conhecimento do que produziu nos últimos 5 mil anos. Um aluno que entra em um curso técnico hoje, em quatro anos, já chegará ao mercado defasado", frisou Viviane.

A convidada comparou a evolução de outros setores com a do sistema de ensino no Brasil. "Diferentemente do ocorrido em áreas como transportes, saúde e finanças, que evoluíram com o passar dos séculos, a educação mantém a mesma configuração. E a escola continua estacionada no século XIX, oferecendo o mesmo produto para um 'cliente' que mudou, preparando-o para um mundo que não existe mais", enfatizou Viviane.

Para ela, o trabalhador exigido pelo mercado, atualmente, precisa mais do que competência cognitiva: tem que ser flexível, inovador, criativo, aprender a estar com o outro e a ouvir. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a educação ideal se divide em quatro pilares. "É preciso desenvolver nas crianças quatro grandes competências, aprender a ser; aprender a conviver; aprender a aprender e, por fim, aprender a fazer", afirmou Viviane.

Para Sônia Hess de Souza, "gerar inovação e estimular a educação não é algo difícil, não é caro, pois quando as pessoas realmente acreditam, elas abraçam a causa e levam isso adiante. É por isso que admiro tanto o trabalho realizado por Viviane Senna", concluiu.

Com patrocínio do GRUPO BOTICÁRIO, esta edição do Seminário MULHERES LÍDERES contou com o apoio da FUNDAÇÃO DOM CABRAL, KAWTHAR, GOCIL e ROSETTA STONE. Como fornecedores oficiais, CDN COMUNICAÇÃO, ECCAPLAN, LUMINUS e MOVE. As rádios BANDEIRANTES e BANDNEWS, revistas ROBB REPORT e LIDE, TV LIDE e PR NEWSWIRE foram os mídia partners.

Fonte: Seminário LIDE

Postar um comentário

0 Comentários