"Temos escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI". Com essa declaração contundente, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, abriu sua palestra no último Seminário Mulheres Líderes de 2015. Recorde de participantes, a convidada se apresentou no Auditório da Gocil, na capital paulista, na noite de quarta-feira (25). Gustavo Ene, CEO do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, e Sônia Hess de Souza, presidente do LIDE Mulher, foram os mediadores do debate, promovido pelo LIDE, que teve como tema "O Papel da Mulher no Desenvolvimento da Educação no Brasil".
![]() |
Viviane Senna, Sônia Hess de Souza e Gustavo Ene (da direita para a esquerda). (Foto: Fred Uehara/Fotografia Uehara). |
"O desafio é gigante, e não apenas no Brasil. Só neste ano, a humanidade vai produzir mais conhecimento do que produziu nos últimos 5 mil anos. Um aluno que entra em um curso técnico hoje, em quatro anos, já chegará ao mercado defasado", frisou Viviane.
A convidada comparou a evolução de outros setores com a do sistema de ensino no Brasil. "Diferentemente do ocorrido em áreas como transportes, saúde e finanças, que evoluíram com o passar dos séculos, a educação mantém a mesma configuração. E a escola continua estacionada no século XIX, oferecendo o mesmo produto para um 'cliente' que mudou, preparando-o para um mundo que não existe mais", enfatizou Viviane.
Para ela, o trabalhador exigido pelo mercado, atualmente, precisa mais do que competência cognitiva: tem que ser flexível, inovador, criativo, aprender a estar com o outro e a ouvir. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a educação ideal se divide em quatro pilares. "É preciso desenvolver nas crianças quatro grandes competências, aprender a ser; aprender a conviver; aprender a aprender e, por fim, aprender a fazer", afirmou Viviane.
Para Sônia Hess de Souza, "gerar inovação e estimular a educação não é algo difícil, não é caro, pois quando as pessoas realmente acreditam, elas abraçam a causa e levam isso adiante. É por isso que admiro tanto o trabalho realizado por Viviane Senna", concluiu.
Com patrocínio do GRUPO BOTICÁRIO, esta edição do Seminário MULHERES LÍDERES contou com o apoio da FUNDAÇÃO DOM CABRAL, KAWTHAR, GOCIL e ROSETTA STONE. Como fornecedores oficiais, CDN COMUNICAÇÃO, ECCAPLAN, LUMINUS e MOVE. As rádios BANDEIRANTES e BANDNEWS, revistas ROBB REPORT e LIDE, TV LIDE e PR NEWSWIRE foram os mídia partners.
Fonte: Seminário LIDE
Redes Sociais