Slide

10/recent/ticker-posts

COMEMORE COM MODERAÇÃO! Artigo do consultor Samuel Magalhães

O fim de ano está chegando e trazendo a reboque várias confraternizações, comemorações e momentos especiais. Essa é a hora de reunir os familiares, os colegas de trabalho, os amigos de longa data e celebrar mais um ano que chega ao fim. É a hora de rever pessoas especiais, de estar perto de quem gostamos, mas que, devido à correria do dia a dia, nem sempre é possível!

Sem sombra de dúvidas, dezembro é a época mais festiva do ano. Mas como tudo que é bom, ele também tem seus probleminhas. Um deles é nos tirar da dieta. Afinal, quem é capaz de resistir a tantas guloseimas? E o outro? O outro problema é fazer com que gastemos além da conta.

Com tantos almoços, jantares e amigos secretos, fica difícil não extrapolar o orçamento. É cota para comida, cota para bebida, comprar presente daqui, comprar presente dali e, quando se menos espera, seu cartão de crédito já extrapolou todos os limites. A grande questão é: como fazer para que isso não aconteça? Como aproveitar o fim do ano sem gastar além do que deve? 

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que o mais importante é estar na companhia de pessoas de quem se gosta e vivenciar momentos especiais. A comida, a bebida e os presentes são secundários. Muita gente confunde comemoração com ostentação. Assim, acabam agendando os encontros para os locais mais caros da cidade e gastam uma pequena fortuna em presentes. Se você quer se reunir com seus amigos, mas não quer gastar muito para isso, existem algumas medidas que podem ser adotadas.

A primeira delas é conversar com os organizadores das confraternizações das quais pretende participar e sugerir que escolham ambientes mais acessíveis. Assim, você e todos aqueles que estão apertados financeiramente, poderão participar sem peso na consciência. Tenho certeza que irão entender e acatar sua sugestão.

Uma segunda medida a se tomar é tentar evitar os amigos secretos, afinal, o principal presente que todos podem receber é a sua presença. A troca de presentes é secundária. Caso não queiram acatar sua sugestão, sugira uma troca de livros usados. Assim, todo mundo recebe um belo presente sem precisar gastar nada.

Por último, tente selecionar as confraternizações que realmente são importantes para você. Sei que a tentação de estar em todos os eventos e não fazer desfeita com ninguém é grande, mas, convenhamos, ninguém precisa participar de oito, dez eventos. É encontro do pessoal da empresa, dos amigos da época de colégio, do pessoal da faculdade, do futebol no final de semana, da família, dos melhores amigos... é confraternização que não acaba mais. 

Desse jeito, não tem dieta e orçamento que aguentem. Se você tiver uma namorada, namorado ou for casado, é provável que esse número dobre. Afinal, se não bastasse as suas confraternizações, você terá que ir para as da pessoa amada também.

A melhor época do ano está apenas começando. Não deixe que a falta de dinheiro te impeça de se divertir e aproveitar esses momentos tão importantes e também não permita que tais momentos te criem complicações financeiras que irão estragar as suas comemorações. Equilíbrio e parcimônia são sempre bem-vindos.

Boas festas!

Samuel Magalhães é Consultor Financeiro, Palestrante, fundador do Portal www.invistafacil.com e do instagram @oinvestidor.

Postar um comentário

0 Comentários