Após sua recente visita à capital francesa, o designer Cléber Lima, o qual é professor do curso de Design de Moda da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional - FADIRE, falou ao Blog Merece Destaque sobre sua experiência após visitar feiras de tecidos e empresas francesas que trabalham com a indústria sustentável.

Sobre a unificação da Moda por meio da globalização ele falou:
"É até engraçado isso, a globalização fez com que tudo ficasse meio que no mesmo nível, o que a gente tem hoje são versões diferentes da mesma coisa. Por mais que você diga que o Brasil é quente ou que o Brasil é colorido, mas tudo que a gente consome, em algum lugar do mundo aquilo também é consumido, então o segredo é entender as particularidades do seu cliente, por mais que você entenda que ele consome um produto global, tipo o mesmo desejo em vários lugares do mundo, mas o estio de vida e as necessidades dele vão ser diferentes, então é impossível dizer que não existe um tempero, eu sempre tenho que temperar o que está globalizado com a minha visão, com a visão mais aproximada de quem consome, por mais que seja global, temos que ter esse cuidado", pontuou.
Perguntado sobre os novos conhecimentos trazidos para repassar para os alunos, o designer acrescentou:
"Conhecimento e informação é algo compartilhado, eu não posso dizer, que o professor detém a novidade, isso é ilusão, mas eu voltei muito motivado no sentido de colocar eles [alunos] no contexto de transformadores. Eu percebi muito que o que falta no nosso mercado é acreditar mais naquilo que sabe fazer bem e buscar profissionalizar o que sabe fazer. Muita gente ainda tem a ideia de que tem que se profissionalizar nos mesmos perfis de quem trabalha em São Paulo para ter um nível bom, mas eu voltei com a ideia de que é o oposto, de que você tem que se profissionalizar e desenvolver seu conhecimento com base naquilo que você precisa, dentro do seu contexto, não existe um modelo ideal de conhecimento, cada um tem as suas particularidades e eu vou muito nesse sentido de observar mais o que a gente tem de demanda. Uma coisa que me surpreendeu em um dia que a gente visitou a Premiere Vision, que é uma feira de matéria prima e insumos para indústria de moda, no sentido de vestuário, assessórios, enfim, couro e calçado, foi o cuidado em criar uma cultura de inovação. Muitos dos fornecedores que estavam ali em um evento de lançamento, tudo que eles faziam tinha uma preocupação em ser novo, em ser diferente", concluiu.
Por Almir Neves
Redes Sociais