Slide

10/recent/ticker-posts

CUIDADO COM AS VERDADES ABSOLUTAS!

O ser humano adora verdades absolutas! Adoramos um dogma e mesmo quando ele não existe, logo damos um jeito de criar. Isso vale para a política, futebol, religião, relacionamentos, negócios e, é claro, finanças pessoais.

Poupança é um investimento seguro! Devemos ter a casa própria! Pagar aluguel é jogar dinheiro fora! Bolsa de valores é igual a cassino! 

Para muitos, essas e outras afirmações são uma verdade absoluta! E não há mal algum nisso, afinal, cada um de nós temos as nossas próprias convicções. O problema é que, muitas vezes, acreditamos que o que é verdadeiro para nós é para todos. E, é claro, isso está longe de ser verdade.

Precisamos entender que não somos o centro do universo e que o mundo não gira ao nosso redor. Portanto, nossas crenças são apenas isso... algo em que acreditamos, algo que é verdadeiro para nós, talvez para mais algumas pessoas, talvez até para muita gente, mas nunca, jamais, em hipótese alguma, uma verdade universal.

Digo isso, pois percebo que muitas vezes o que escrevo é tido por alguns como uma verdade absoluta. E apesar de ficar feliz com a confiança que você, caro leitor, tem depositado em mim ao longo de todo esse tempo, quero que saiba que não sou o dono da verdade. Não sei de tudo e, muito menos, tenho a pretensão de saber. 

Tenho o objetivo de aprender cada vez mais e, sabe o que é mais curioso? Quanto mais eu aprendo mais eu vejo que tenho o que aprender. Afinal, o que é a vida, se não um eterno aprendizado?

As opiniões, informações e conhecimentos que exponho nos meus artigos, consultorias e palestras são a minha verdade, são o que eu acredito... e nada mais! Não são uma verdade universal e, talvez, não se apliquem a você, a sua realidade, ao seu momento de vida!

Não sou um guru! Sou sim um estudioso e apaixonado pelo mundo das finanças e empreendedorismo que adora compartilhar o que sabe com as pessoas. Mas sabe de uma coisa? Pode ser que o que eu saiba, o que eu escreva ou fale, simplesmente não sirvam para você. E sabe por quê? A minha verdade é diferente da sua! E isso não faz de mim um mentiroso, nem de você o dono da verdade. Isso faz de nós simplesmente diferentes.

Pessoas diferentes, pensamentos diferentes, verdades diferentes. Portanto, antes de acreditar ou desacreditar no que eu falo, reflita se isso se aplica a sua realidade. Pense se a minha verdade também é verdadeira para você. Pense se o que eu digo se aplica a você. Pense, só peço que você pense.

Vivemos em um mundo em que as pessoas têm preguiça de pensar e isso é preocupante. Ligamos nosso receptor no piloto automático e acreditamos em tudo que lemos, escutamos ou assistimos. Não é a toa que estamos submersos em uma crise mais que política e econômica, de valores.

Quer seja no âmbito pessoal, profissional ou financeiro, para termos sucesso precisamos entender a realidade do mundo, a realidade daqueles a nossa volta e a nossa realidade e, somente aí, decidirmos o que é verdadeiro ou não para cada um de nós! Afinal, todos nós precisamos ter algumas verdades para acreditar.

Fale com o autor: contato@samuelmagalhaes.com.br.

Samuel Magalhães é Coach especializado em Finanças e Negócios e fundador do Portal www.invistafacil.com.

Postar um comentário

0 Comentários