Slide

10/recent/ticker-posts

JÓIAS DA NOSSA FAUNA - ACAUÃ


Era manhã do dia 25 de março desse ano. O sol já estava alto e um princípio de fadiga já tomava conta da turma. Eu estava na companhia de Ricardo, Almir, Murilo e Éder, quando escutamos um chamado diferente. A princípio ninguém identificou a ave, mas todos nós ficamos curiosos para saber de qual espécie se tratava. O piado era diferente, não era o tradicional "acauã" que ele emite. Nesse momento, a fadiga deu lugar à curiosidade e todos nós começamos o nosso ritual habitual de tentar se camuflar o máximo possível, fazer silêncio e tentar encontrar a localização exata do animal pelo som. Éder começou o trabalho de gravar e reproduzir o som do bicho, para tentar atraí-lo ou para que pelo menos ele se movesse e fosse possível de localizá-lo. Esperamos cerca de 10 minutos, quando percebemos que ele se aproximou cantando. Mas nada de ninguém conseguir visualizar o pássaro misterioso. Passaram mais uns 10 minutos e BINGO! Avistamos a ave. Quem primeiro o encontrou foi Murilo. Ele mal acreditava no achado. Lembro quando ele ficou até arrepiado de emoção de avistar um Acauã pela primeira vez. Eu também só tinha visto esse bicho por fotos. Para muitos isso pode parecer bobagem ou até passar desapercebido, mas para quem gosta desse tipo de aventura, fotografar uma ave desse tipo é algo que realmente emociona.
A ave posou para nós por vários minutos, compensando toda a espera que tivemos embrenhados na mata fechada à sua procura. Tiramos várias e várias fotos, afinal, não é todo dia que se encontra um desses na natureza.
Quando todos já estavam satisfeitos com seus registros, seguimos a trilha em busca de novas aventuras e novas espécies. O Acauã ficou lá. Paradinho. Só tendo o trabalho de continuar seu canto. Nos afastamos com o mesmo cuidado que tivemos na aproximação, afinal, não queríamos incomodar a ave.

O Acauã é da ordem dos Falconiformes (espécie de falcão). É encontrado em todo o Brasil. Alimenta-se de lagartos, morcegos, cobras e parasitas do gado (carrapatos)
Infelizmente é cada vez mais raro encontrar a espécie em nossa região devido a forte estiagem que estamos atravessando.

Em alguns locais do Brasil, esse pássaro é tido como de "mau-agouro". Acreditam que seu canto é um prenúncio de que alguém próximo irá morrer ou que ele esteja chamando a seca para o Sertão.
É claro que ambas as colocações não passam de lendas folclóricas. Seu canto alto de "acauã" é interpretado por alguns como "Deus quer um", mas sabemos que isso é só mais uma das inúmeras injustiças que os humanos costumam fazer aos animais.

Admilson Gomes

Postar um comentário

0 Comentários