Slide

10/recent/ticker-posts

JOIAS DA NOSSA FAUNA - PINTOR-VERDADEIRO

Hoje quero dividir com vocês a minha alegria e meu fascínio por esta espécie que eu considero nosso grande tesouro.
O pintor-verdadeiro é considerado um dos pássaros mais lindos do mundo e é endêmico da nossa região, sendo encontrado apenas nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A importância dele é tanta que existem reservas dedicadas principalmente para a preservação dessa espécie.
Alguns desses locais recebem observadores de aves de vários lugares do mundo, que viajam somente para ver e fotografar esses lindos pássaros de um colorido fantástico.
Fiquei vários meses tentando registrar alguma imagem desse pássaro, mas sempre que o encontrava, ele voava rápido, não dando tempo para o registro.

Por vários meses, andei pela mata à sua procura, mas nunca conseguia fazer esse registro. Entre nossa turma de passarinhada, o pintor era (ou ainda é) o grande "mito" a ser fotografado. A joia rara a ser descoberta. Hoje, percebo que tem aumentado consideravelmente a população da espécie. Por ser muito bonito, o pássaro é alvo constante de gaioleiros, que o aprisionam para criação particular ou para comercialização. Esse pássaro não canta, mas a sua estupenda beleza enchem aos olhos de todos.

Quando selvagem, não se adapta a cativeiro e termina morrendo poucas semanas após aprisionado. A criação dessa e de tantas outras espécies, só é permitida quando o animal é adquirido de criadouros registrados, onde a técnica da reprodução da espécie já foi dominada.

Era manha do dia 25 de outubro de 2015 quando consegui o primeiro registro do pintor-verdadeiro. Estava em companhia dos amigos, Murilo, Guilherme, Flávio, Arnaldo Vitorino e do meu filhão Ricardo.
Saímos de casa bem cedinho para passarinhar. A paisagem estava toda encoberta pela neblina. Observávamos a beleza do orvalho escorrendo pelas folhas das árvores com a delicadeza que só a natureza sabe fazer. Dava gosto de ver orvalho brilhando no mato com os primeiros raios de sol. Muitas borboletas coloriam a paisagem e o cheiro de mato molhado enchiam nossos pulmões, quando escutamos o piado simples, mas que identifica o pintor-verdadeiro.

Prendemos a respiração para tentar escutar novamente. Foi quando Murilo apontou em direção ao alto de uma bromélia que parasitava uma árvore mais alta, lá estava o danadinho. Lindo, brilhando ao sol. Se aquecendo nas primeiras horas da manhã. O coração acelerou e foi um misto de euforia com deslumbramento. Eu não sabia o que fazer primeiro: admirar a ave ou tentar fotografá-la.

Existem alguns momentos que são inesquecíveis em nossas vidas. Um dos meus será esse momento. Meu filho conseguiu fazer um bom registro do pintor. Ricardo ficou pálido e eu conseguia ver até a forte pulsação de seu coração pela base do pescoço (a altura da garganta) onde pulava mais do que um cabritinho.
Foi emocionante. Tanto por ter conseguido fazer o tão perseguido registro, como em ver a alegria do meu filho, que aos 13 anos também estava vibrante com um belo registro.

Passado o mágico momento, relaxamos à sombra de um cajueiro e ficamos contemplando nosso "troféu" no visor da câmera. Meu filho que é sempre dorminhoco, nesse dia ficou eufórico e chegou em casa todo orgulhoso para mostrar para a mãe e para a avó o belo registro que ele fez.

Com o passar do tempo, a minha ansiedade foi dando lugar à experiência e hoje eu consigo me concentrar melhor para registrar esse pássaro lindo.
Sempre é e sempre será um grande prazer para mim em fotografar a espécie, que é uma das que eu mais consegui registros até hoje.

Ainda busco melhorar o registro. O ângulo que eu considero perfeito para este pássaro é quando ele é fotografado de costas, olhando de lado para a câmera. Assim é possível contemplar todo o belo desenho colorido de suas asas.

Admilson Gomes



Postar um comentário

0 Comentários