Slide

10/recent/ticker-posts

Jucazinho chega a 0,36% do volume e não abastecerá mais Santa Cruz do Capibaribe

Barragem de Jucazinho - em março - já estava com o menor percentual de sua história. (Foto: Reprodução/TV Globo).
A Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) divulgou na manhã desta quarta-feira (20) que a barragem de Jucazinho não irá mais abastecer o município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

A medida visa prolongar o tempo de vida útil do reservatório. De acordo com a COMPESA, Santa Cruz passará a receber água da barragem do Prata. Outra decisão tomada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi a de ampliar o rodízio de abastecimento em Caruaru - que passará a ser de quatro dias com água e 12 sem. 

Na avaliação dos diretores da Compensa, a situação das barragens de Pernambuco é considerada a pior dos últimos 50 anos. Jucazinho, por exemplo, atingiu 0,36% do volume total, conforme informou a companhia. De acordo com os dados da Compesa, a porcentagem de água do reservatório caiu ao longo dos meses porque não choveu o suficiente na região, desde março até este mês - época que costuma ser mais chuvosa.

Em setembro de 2015, três das 15 cidades que eram abastecidas por Jucazinho deixaram de receber água do reservatório: Caruaru, Bezerros e Gravatá. Em outubro daquele ano, a gerente regional da Compesa, Nyadja Menezes, afirmou que Jucazinho havia atingido o "menor percentual de toda a vida útil da barragem".

A barragem do Prata está com 58,38% da capacidade total. Mas, ela não é capaz de armazenar um grande volume de água, segundo dados da Compesa.

Blog Merece Destaque com informações do G1

Postar um comentário

0 Comentários