Slide

10/recent/ticker-posts

Hoje em colapso, Barragem de Jucazinho corre risco de romper quando voltar a acumular água


A Barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, no agreste de Pernambuco, entrou em colapso nesta segunda-feira (26). Desde novembro de 2015, o reservatório operava com volume morto, e a captação de água era feita por meio de bombeamento. Com o nível da água em 0,01%, não há mais como retirar água da barragem e, com isso, dez das 11 cidades atualmente atendidas pela represa serão abastecidas exclusivamente por carros-pipa.

De acordo com engenheiros do Dnocs há riscos de a barragem se romper quando voltar a acumular água. Em reunião na semana passada com o MPF, foi informado sobre os problemas de infiltrações e trincas no concreto e na laje, ferragens expostas e poços de alívio danificados e obstruídos existentes em Jucazinho. Apesar de a barragem estar praticamente seca atualmente, os técnicos alertaram que a estrutura não vai aguentar a elevação do volume de água do Rio Capibaribe.

A Barragem de Jucazinho é operada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), mas a responsabilidade pela segurança do reservatório é do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), portanto, o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco recomendou à diretoria-geral do órgão que é vinculado ao Ministério da Integração Nacional, a realização urgente de obras de recuperação da Barragem de Jucazinho.

Postar um comentário

0 Comentários