Slide

10/recent/ticker-posts

Saiba mais sobre os tipos de Aparelhos Ortodônticos

Atualmente existem vários tipos de aparelhos dentários, que se dividem em duas categorias: móvel e fixo. Ambos são muito conhecidos, entretanto um dos mais conhecidos é o aparelho fixo ou brackets como é conhecido tecnicamente.

Os aparelhos fixos são usados para tratamentos em longo prazo, geralmente em casos onde o “reparo” tem de ser maior, já nos casos onde é necessário somente um simples reajuste o mais utilizado é o móvel.

Conheça alguns modelos de aparelhos ortodônticos e suas características:

Modelo Auto Ligante: É um aparelho do tipo fixo, onde os brackets se ligam uns aos outros sem necessidade do elástico, utilizando apenas um fio, tornando-se assim menos perceptíveis que os outros, sendo uma boa opção estética, alem de serem mais eficazes, reduzindo assim o tempo necessário para o tratamento, entretanto, devido às suas vantagens seu preço é um pouco mais elevado do que o aparelho convencional.
Modelo Lingual: Trata-se de um aparelho pouco utilizado devido a sua manutenção que é mais trabalhosa do que a dos outros modelos, entretanto é um aparelho que quase não é visto. O aparelho lingual ou também conhecido como ‘aparelho invisível’ é um dos mais queridos de quem usa aparelho, simplismente porque ele não aparece. Esse fator se dá porque o aparelho fixo (brackets) é colocado atrás dos dentes, escondendo o mesmo. 

Modelo Bracket Convencional: Usado pela maioria das pessoas, é o aparelho que costumamos ver com muita freqüência por ai, com elásticos coloridos e brackets metálicos, é o mais barato de todos os aparelhos citados. Esse é aquele que gera o famoso apelido ‘sorriso metálico’. O sistema desse aparelho é confiável, deixando a desejar apenas na sua parte estética.

Modelo Bracket Transparente: Igual ao modelo bracket convencional porém nesse caso a diferença é que os brackets são transparentes. Esses modelos oferecem um melhor visual. Eles são chamados de Safira porque seu processo de fabricação é semelhante a de uma safira natural. Eles costumam ser mais caros que os convencionais.

Alinhadores estéticos: É um aparelho ortodôntico conhecido como “invisível” por ser transparente, é constituído por uma liga especial e se encaixa perfeitamente aos dentes, tornando-se quase que imperceptível, entretanto trata-se se um aparelho um pouco mais caro. A maior vantagem dele é realmente a estética, parece que você não está usando aparelhos.

Para obter mais informações sobre qual aparelho é mais apropriado no seu caso, consulte um dentista de confiança.

George Ribeiro é Cirurgião Dentista e atende em seu consultório, na Clínica Viviane Valença, na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários