Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da pediatra sobre Dores nas Pernas

Dra. Viviane Valença, médica pediatra.
É uma das causas mais frequentes de dor recorrente na infância, refletindo, muitas vezes, o estresse físico e/ou emocional a que as crianças muitas vezes são submetidas.

Frequentemente essas dores são não-articulares e, na maioria das vezes, não têm consequências graves. Podem ter uma evolução crônica (recorrente) ou aguda. A dor recorrente deve ter duração de pelo menos 3 meses, variando o número de episódios dolorosos nesse período. Entre outras causas desse tipo de dor, está a DOR DO CRESCIMENTO, à qual vou me ater nessa abordagem. Para um diagnóstico correto, o médico deve considerar alguns fatores, como história completa e exame detalhado do paciente.

A dor de crescimento é a causa mais comum de dor nas pernas na infância. Geralmente ocorre entre os 4 e os 12 anos de idade, acometendo ambos os sexos igualmente. Sua causa permanece desconhecida e não tem relação direta com atividade física. Em dois terços dos casos, a dor ocorre nos membros inferiores (pernas), bilateralmente, e não é articular. Geralmente acontece no final do dia ou à noite, acordando a criança e, por isso, costuma preocupar os pais. Pode durar de minutos a horas, e sua intensidade é variável (às vezes precisando do uso de analgésicos). Sua frequência também varia, podendo permanecer sem sintomas por meses. Alguns estudiosos acreditam que fatores emocionais são frequentemente associados, assim como outras dores recorrentes (dor abdominal e dor de cabeça).

O tratamento consta de orientação psicológica, explicando o caráter benigno e tranquilizando a família e a criança; massagem / calor local; analgésicos, a critério do pediatra, no caso de dor persistente e intensa; acompanhamento periódico para comprovar que não houve alterações nas características dessa dor. A evolução é autolimitada e benigna, podendo, às vezes, permanecer até a adolescência. 

O pediatra deve sempre ser consultado, para não generalizar qualquer quadro de dor nas pernas como dor de crescimento, deixando de fazer diagnóstico diferencial com patologias que também podem cursar com dor em membros.

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários