Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: "Teste do Pezinho"


O que é o Teste do Pezinho?

É um exame laboratorial simples que tem o objetivo de pesquisar com precocidade doenças metabólicas, genéticas e / ou infecciosas, que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo, retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que identificada antes mesmo de manifestar seus sintomas.

Por que "Teste do Pezinho "?

O exame ficou popularmente conhecido assim por ser realizado através da análise de amostras de sangue coletadas do calcanhar do bebê. É um procedimento simples e que não traz riscos para a criança.

Quando deve ser feito?

A partir do terceiro dia de vida, até no máximo 30 dias. O período ideal situa-se entre 3 e 7 dias de vida. 

Quantas doenças são detectadas?

Enquanto a maioria dos testes investiga apenas algumas doenças (o Teste do Pezinho Básico, oferecido pelo SUS, realiza triagem de 3 doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hemoglobinopatias), o Teste do Pezinho Master pode identificar mais de 30 distúrbios diferentes, sendo ainda possível incluir outros 4 exames opcionais (entre eles o de Surdez Congênita e o de AIDS) que, assim, o tornam um dos mais completos testes de triagem feitos em recém nascidos no mundo, atualmente.

Não deixe de conversar com seu pediatra assim que seu bebê nascer, para indicação do exame mais adequado. Muitos pais perdem o prazo de realizar um exame mais completo por falta de informação!

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários