Slide

10/recent/ticker-posts

A foto do dia - Lagarta de Fogo


A foto de hoje foi registrada por Almir Neves e mostra um indivíduo da espécie popularmente conhecida em nossa região como lagarta de fogo.

As lagartas taturanas (tata = fogo; rana = semelhante) são também conhecidas por lagartas urticantes e lagartas de fogo. Pertencem à Ordem Lepidoptera, grupo que abrange as mariposas e borboletas. As taturanas de forma geral apresentam uma coloração muito variada com combinações cromáticas que fascinam pela sua beleza, atraindo com muita facilidade o toque, principalmente, das crianças.

Bonitas, porém podem ser perigosas. As queimaduras provocadas por taturanas são intensamente dolorosas, que se irradia pelo corpo e leva com freqüência ao crescimento de gânglios. A dor costuma ceder em pouco tempo, embora possa prolongar-se por até mais de 24 horas e associar-se a sintomas generalizados de intoxicação, como febre, náusea e eliminação de sangue na urina.

O maior perigo ocorre quando alguém toca acidentalmente em várias lagartas ao mesmo tempo - por exemplo, ao subir numa árvore onde existe uma colônia delas. Quando isso acontece, é preciso buscar socorro médico sem demora.

Quando ocorrer uma queimadura de Taturana, deve-se lavar o local da picada de preferência com água fria ou gelada e sabão e levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber tratamento.

Postar um comentário

0 Comentários