![]() |
Doença periodontal instalada em fumante. (Foto: Divulgação). |
Todos sabemos das inúmeras enfermidades sistêmicas relacionadas ao tabagismo, como doenças cardíacas, pulmonares e tumores. A saúde bucal sofre consequências indesejáveis também.
Há um risco aumentado para câncer de boca, doença periodontal, cárie e perdas dentárias.
Ao longo do tempo, percebeu-se que mesmo quando a qualidade da higiene é semelhante entre um grupo de fumantes e de não fumantes, nos fumantes encontraremos uma perda de inserção óssea e risco maior de doença periodontal, que acomete os tecidos de sustentação do dente (gengiva, osso alveolar e ligamento periodontal). Os fumantes estão mais propensos a infecções por bactérias periodontais e têm seu mecanismo de cicatrização prejudicada.
Além de tudo isso tem o lado estético, muito valorizado profissional e pessoalmente nos dias de hoje. Os dentes dos fumantes ficam impregnados de manchas que não saem com a escovação diária, sendo necessário a procura de um Cirurgião Dentista para removê-las. Restaurações estéticas com resina composta têm sua durabilidade diminuída devido ao escurecimento das mesmas pelo alcatrão e nicotina.
George Ribeiro é Cirurgião Dentista e atende em seu consultório, na Clínica Viviane Valença, na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.
Redes Sociais