Slide

10/recent/ticker-posts

Mulher com suspeita de raiva humana é internada em Pernambuco após ser mordida por gato de rua


A pernambucana internada com suspeita de raiva humana no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife, foi mordida no peito por um gato de rua quando fazia o resgate do animal. Adriana Vicente da Silva, de 35 anos, é dona da pet shop Artevestepet, localizado no bairro da Boa Vista. área central da Capital. O animal fugiu.

"Uma mulher foi ao pet shop e a chamou pra resgatar o gato, mas ela já tinha sido mordida e não falou nada", disse o irmão de Adriana, Carlos Ericksson, que também informou que a Vigilância Sanitária procura por essa mulher, que teria ido ao hospital onde a vítima está internada. Segundo a irmã gêmea de Adriana, Juliana Vicente, a vítima foi mordida há dois meses e não buscou um posto de saúde para tomar a vacina antirrábica.

Adriana deu entrada no Huoc, no bairro de Santo Amaro, no Recife, no fim de semana. Foram realizados exames para confirmar a infecção, que possui taxa de mortalidade de praticamente 100%. O quadro dela é considerado gravíssimo. A mulher está no pavilhão Professor Rinaldo de Azevedo, na ala de isolamento adulto do Departamento de Infectologia do hospital.

O Hospital Oswaldo Cruz confirmou a chegada da paciente com sinais de raiva humana e informou que ela deu entrada em avançado estágio de infecção. Por meio de nota, o Huoc informou que os exames necessários para o diagnóstico foram enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen) e estão a caminho de São Paulo, onde serão realizados. Não há data específica para os resultados chegarem. "A paciente chegou já em estado muito grave e assim permanece, com alto risco de morte", informou o comunicado.

O irmão conta que Adriana, após ser atacada, há cerca de dois meses, "lavou a mordida com água e sabão e tomou alguns remédios. Estava tudo bem até então", disse Ericksson. Na terça da semana passada (20), porém, ela foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta com queixas de asma e dor no braço. "Lá, o médico passou um raio-x e dipirona", comentou o irmão. Segundo Juliana Vicente, Adriana chegou ao Huoc no outro domingo, já entubada.

Outro caso
O pernambucano Marciano Menezes da Silva, de 24 anos, que é morador de Floresta, no Sertão de Pernambuco, foi o primeiro brasileiro e o terceiro no mundo a ser curado da raiva humana. O jovem foi contaminado em 2008, quando tinha apenas 16 anos e foi mordido por um morcego hematófago contaminado.

Marciano ficou internado na unidade de saúde entre outubro de 2008 e setembro de 2009 e o caso tornou-se referência internacional para o tratamento da doença. Durante o internamento, ele foi submetido a diversos procedimentos, a maior parte com base no Protocolo de Milwaukee, criado pelo norte­-americano Rodney Willoughby, que, em 2004, conseguiu tratar uma paciente com raiva com sucesso. 

Sequelas
Apesar da cura, Marciano ficou com sequelas. Ele tem dificuldade para andar, falar, além de crises convulsivas. Desde o caso dele, o Oswaldo Cruz não recebia paciente com suspeita da doença.

Antes de Marciano, o caso anterior de raiva humana em Pernambuco ocorreu em 2006, quando a vítima foi atacada por um cão.

Blog Merece Destaque
Fonte: Folhape

Postar um comentário

0 Comentários