Atualizações por E-mail

Pesquisar neste blog

23 de julho de 2017

A foto em Destaque - marreca cabocla ou asa branca


A foto em destaque de hoje foi registrada por Almir Neves em uma área de Caatinga no Agreste de Pernambuco e mostra um bando de aves da espécie popularmente conhecida como marreca cabocla, asa-branca ou marajoara, cujo nome científico é Dendrocygna autumnalis e não é uma ave muito fácil de ser vista nessa região.

Tem cerca de 48 centímetros. Sua cara é cinzenta, a barriga é preta e tem grande mancha branca na asa, visível principalmente quando a ave voa. Tem bico e pés vermelhos. Quando jovem, é pardo acinzentado, inclusive bico e pés.

Costuma pastar em capim baixo alagado e, às vezes, em manguezais. Empoleira-se regularmente para descansar. Trata-se de uma ave sociável que pode ocorrer em grandes concentrações. Observa-se enormes bandos voando ou aquecendo-se ao sol à beira de uma represa.

Por Almir Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao enviar um comentário, aguarde até que nossa equipe o analise e o publique. Isso é necessário para evitarmos que comentários impróprios sejam mostrados. Comentários com agressões, palavrões ou qualquer tipo de ofensas não são aceitos.

AddToAny

Traduzir / Translate