Atualizações por E-mail

Pesquisar neste blog

19 de outubro de 2017

A foto em Destaque: Mãe da lua


A foto em destaque de hoje foi registrada por Almir Neves em uma área de Caatinga no estado da Bahia e mostra uma ave da espécie popularmente conhecida em nossa região como mãe-da-lua, uma ave da ordem Nyctibiiformes da família Nyctibiidae. Conhecido também como urutau. O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”.

Comum em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados. Ainda que tenha o hábito de pousar em locais abertos, permanece disfarçado, sendo facilmente confundido com um galho. Tem o hábito de cantar à noite. Alimenta-se de insetos noturnos, em especial de grandes mariposas, cupins e besouros, os quais caça em voo.

O mãe-da-lua possui uma adaptação única em aves, chamada de "olho mágico". São duas fendas na pálpebra superior, as quais permitem que fique imóvel por longos períodos, observando os arredores, mesmo de olhos fechados.

Durante a reprodução, põe um ovo, em cavidades de tocos ou galhos, a poucos metros acima do solo, incubando-o por cerca de 33 dias. O filhote permanece no ninho em torno de 7 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao enviar um comentário, aguarde até que nossa equipe o analise e o publique. Isso é necessário para evitarmos que comentários impróprios sejam mostrados. Comentários com agressões, palavrões ou qualquer tipo de ofensas não são aceitos.

AddToAny

Traduzir / Translate