Slide

10/recent/ticker-posts

A foto em destaque: Pica pau verde barrado


A foto em destaque de hoje foi registrada por Almir Neves em uma área de Caatinga no município de Taquaritinga do Norte, Pernambuco e mostra uma ave piciforme da família Picidae popularmente conhecida como pica-pau-verde-barrado, cujo nome científico é Colaptes melanochloros.

Esta ave mede cerca de 28 centímetros. O tom esverdeado da plumagem é uma excelente camuflagem. Na cabeça, a característica divisão entre vermelho e preto, única entre os pica-paus, destaca a grande área branca da região dos olhos. De perto e sob boa luz, as bolas negras na plumagem do peito e barriga podem ser vistas. Os machos possuem pequeno bigode vermelho na base do bico.

Alimenta-se de formigas e larvas de outros insetos, principalmente besouros. Come também frutos carnosos, principalmente no inverno, quando diminui a quantidade de insetos.


No período reprodutivo, os machos iniciam a temporada de canto territorial com vocalização intensa e contínua, especialmente nos períodos matinais. O macho exibe-se para a fêmea no cortejo pré-nupcial. O casal elabora uma cavidade para o ninho, preferencialmente na madeira de árvores mortas, mas frequentemente usa palmeiras e embaúbas. Prefere cavar na face da árvore que se inclina para o solo, o que facilita a proteção contra a chuva e a defesa da entrada. A câmara incubatória costuma ser forrada por pequenos pedaços de madeira, produzidos durante a construção do ninho. Dois a quatro ovos brancos e brilhantes são postos, e ambos os pais revezam-se na incubação. Os filhotes nascem nus e cegos e são alimentados pelos pais, que regurgitam uma massa de insetos.

Postar um comentário

0 Comentários