Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: Febre

Dra. Viviane Valença.
Febre não é uma doença, e sim um sintoma, que pode ter várias causas, de uma virose simples a um quadro de infecção mais grave.

Chamamos de FEBRÍCULA a temperatura entre 37,3 a 37,8 e FEBRE a temperatura a partir de 37,9.
Mais de um terço dos atendimentos pediátricos é motivado pela febre que, na maior parte das vezes, tem como causa infecções benignas e de evolução autolimitada.

Sempre que achar a criança quentinha, a mãe ou responsável deve colocar o termômetro ( 3 a 5 minutos), pois a mão engana muito.

Tirar toda a roupa e dar um banho na criança, com água em temperatura ambiente (nem quente nem gelada).

Deixar em local ventilado e não agasalhar. Se a temperatura não normalizar, dar o antitérmico recomendado pelo seu pediatra.

Procure atendimento médico nas seguintes situações:
  • Temperatura acima de 37,5 ou abaixo de 35, 5 em bebês com menos de 3 meses.
  • Temperatura acima de 39 em bebês com mais de 3 meses ou se a febre vier com chôro persistente e irritabilidade acentuada.
  • Febre há mais de 1 dia, acompanhada de dor de cabeça forte, irritabilidade, sonolência, apatia, dificuldade para falar, em crianças de até 2 anos.
  • Febre em pessoa de qualquer idade acompanhada de: dor de cabeça forte e persistente, dor de garganta que impede a deglutição, vermelhidão na pele, nuca endurecida e dolorosa ao curvar a cabeça, confusão mental, vômitos repetitivos, dificuldade para respirar, dor no peito, irritabilidade ou apatia ou sonolência , dor abdominal, dor ao urinar.
Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. 
Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários