Slide

10/recent/ticker-posts

Novo golpe no WhatsApp pode afetar mais de 3 milhões de brasileiros


Ultimamente vem sendo cada vez mais comum os golpes disseminados via WhatsApp. Um novo golpe já afetou milhões de brasileiros e as pessoas continuam caindo nele.

O novo golpe envolve a CNH social, instituída pelos governos estaduais para pessoas que recebem menos de dois salários mínimos ou estão desempregadas há mais de um ano.

Com a promessa de que há uma nova seleção de candidatos para a CNH Social, que isenta o usuário de taxas para tirar a habilitação, na última semana o golpe já fez 270 mil vítimas e estima-se que outras três milhões de pessoas tenham sido afetadas.

O golpe pede que o usuário preencha dados pessoais como nome completo, data de nascimento e Estado no qual reside. Depois, como normalmente ocorre com ataques do tipo, o usuário deve compartilhar a informação com dez amigos ou cinco grupos. Depois de três cliques no botão de compartilhar, a vítima é levada para uma página do Facebook que contém posts sobre outros programas governamentais, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. Isso é uma tentativa de dar ainda mais credibilidade ao golpe. Até a tarde da quarta-feira (1º), a página tinha 4,5 mil seguidores e o post contava com mais de 10 mil compartilhamentos.

"Neste caso específico, o cibercriminoso está aplicando métodos de engenharia social ao ampliar sua base de contatos para a veiculação de novos golpes e até mesmo ganhar dinheiro expondo/vendendo dados dos usuários. Queremos alertar a população para que evite clicar ou compartilhar links sem antes conferir se são verdadeiros ou falsos", explica Emilio Simoni, diretor do DFNDR Lab. Para não cair em golpes do tipo, a dica é sempre desconfiar de informações suspeitas que circulem pelo WhatsApp e evitar compartilhar algo que gere dúvidas entre os contatos. O usuário pode ainda instalar aplicativos de empresas de segurança que reconheçam e evitem tais ameaças.

Blog Merece Destaque
Com informações do UOL

Postar um comentário

0 Comentários