Blog Merece Destaque Blog Merece Destaque Author Contatos: (81)92896794
Title: A foto em destaque: Aranha caranguejeira
Author: Blog Merece Destaque
Rating 5 of 5 Des:
A foto em destaque de hoje foi registrada por Almir Neves e mostra uma aranha caranguejeira. As aranhas caranguejeiras são animais inve...

A foto em destaque de hoje foi registrada por Almir Neves e mostra uma aranha caranguejeira. As aranhas caranguejeiras são animais invertebrados do grupo dos Artrópodes, com cerca de 900 espécies descritas. Apesar de serem venenosas, não trazem sérios problemas ao homem.

As caranguejeiras são as maiores aranhas conhecidas, podem chegar até 26 cm de envergadura e sua principal característica é a presença de pelos urticantes no abdômen, que podem se soltar do seu corpo e penetrar na pele de seus predadores. Assim, os pelos urticantes são usados para defesa ativa e passiva das caranguejeiras.

Além dos pelos urticantes, o corpo e as pernas das aranhas caranguejeiras são cobertos por cerdas, com função sensorial. A coloração das caranguejeiras varia de marrom a preta.

As aranhas caranguejeiras são encontradas no solo, onde fazem seus ninhos em buracos e troncos de árvores caídas. Outras espécies podem ser arborícolas, vivendo em árvores ou bromélias.

As caranguejeiras possuem hábitos noturnos e sedentários. Os machos encontram-se ativos no período de reprodução, quando procuram por fêmeas. Esses animais podem demorar até 10 anos para atingirem a maturidade sexual. Após isso, as fêmeas podem viver até duas décadas, os machos vivem menos.

Quanto à alimentação, é composta por insetos e pequenos vertebrados.

O veneno e os acidentes com aranhas caranguejeiras

Os acidentes com aranhas caranguejeiras não são considerados graves. Apesar de possuir veneno, este não apresenta complicações ao homem. Porém, a picada é bastante dolorosa.

Geralmente, os acidentes estão relacionados com os pelos urticantes das caranguejeiras. Em contato com a pele podem ocasionar irritação, ardor e sensação de queimadura.

Os pelos urticantes também podem penetrar nas vias respiratórias e olhos provocando coceiras. Nos olhos podem ocasionar a queratite severa, inflamação na córnea. Nessa situação, coçar os olhos pode agravar a situação, pois os pelos penetram e se espalham ainda mais.


Essa Informação foi:

Anuncie Aqui

Postar um comentário

Ao enviar um comentário, aguarde até que nossa equipe o analise e o publique. Isso é necessário para evitarmos que comentários impróprios sejam mostrados. Comentários com agressões, palavrões ou qualquer tipo de ofensas não são aceitos.

Traduzir / Translate

 
Topo