Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da pediatra sobre Diarreia Aguda

Dra. Viviane Valença*
A Diarreia Aguda é um dos problemas de saúde mais graves que afetam as crianças. Nos países em desenvolvimento, está entre as cinco principais causas de morte em crianças menores de 5 anos.

Após o advento da TRO (Terapia de Reidratação Oral), houve uma diminuição no número de hospitalizações e no número de mortes por diarreia, porém essa enfermidade continua sendo importante causa de hospitalização entre as crianças.


Prevalece nas crianças que vivem em locais com condições sanitárias precárias, já que trata-se de uma doença infecciosa de transmissão fecal-oral, principalmente pela água, por alimentos, mãos e objetos contaminados. Nesta população, os episódios diarreicos tendem a ter evolução mais demorada e grave, podendo, muitas vezes, ser fatal. Nela, além da diarreia, muitas vezes soma-se a má nutrição, complicando ainda mais o quadro.

Define-se como Diarreia Aguda a presença de 3 ou mais evacuações amolecidas ou, pelo menos, uma evacuação com sangue visível, num período de 24 horas. Tem início súbito, curso auto limitado e com perdas fecais anormais, principalmente de água e eletrólitos. Quando se auto limita até 14 dias é considerado como diarreia aguda; quando se prolonga por mais de 14 dias, como diarreia persistente.

Pode ser causada por bactérias, vírus, protozoários... Dentre os vários patógenos, destaca-se o rotavírus, que é uma das mais importantes causas de morbimortalidade relacionada com a diarreia no mundo. É a causa mais frequente de gastroenterite grave, tanto em países em desenvolvimento como nos desenvolvidos. (LEMBRANDO QUE EXISTE VACINA CONTRA ROTAVÍRUS, INCLUSIVE NO SERVIÇO PÚBLICO).

Além da diarreia, a criança pode apresentar febre, vômitos, dores abdominais, perda ou diminuição do apetite e diminuição da urina.

Ao perceber a diarreia, já pode ser iniciado o Soro (caseiro, de Posto de Saúde ou de farmácia). Se a criança não melhorar e/ou se estiver vomitando, procure imediatamente ajuda profissional, para orientação e conduta adequadas ao caso.

*Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários