Atualizações por E-mail

Pesquisar neste blog

31 de janeiro de 2018

A foto em destaque: Gibão de couro


Também conhecido como birro e joão-pires, o gibão-de-couro (Hirundinea ferruginea) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Esta espécie apresenta uma estreita associação com escarpas e paredões rochosos. Pode também ser encontrada dentro de cidades, pousada nos parapeitos no alto de prédios, mourões de cerca e nas antenas de televisão.

Como seu próprio nome científico diz, em seu corpo predomina a cor ferrugem com tons variando para cinza-escuro, as asas e a ponta da cauda são cinza-escuras com detalhes em ferrugem, o peito é mais avermelhado que o dorso e a cabeça.

Alimenta-se de insetos que captura em voo por meio de manobras rápidas e acrobáticas. Constrói o seu ninho em beiradas de janelas e em outros locais abrigados da chuva e do vento. O ninho é aberto em forma de tigela e inicialmente é forrado com pequenas pedras, depois gravetos e no final é forrado com fibras vegetais macias. Põe de 2 a 3 ovos brancos com manchas ferrugem.

Do Blog Merece Destaque
Foto: Almir Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao enviar um comentário, aguarde até que nossa equipe o analise e o publique. Isso é necessário para evitarmos que comentários impróprios sejam mostrados. Comentários com agressões, palavrões ou qualquer tipo de ofensas não são aceitos.

AddToAny

Traduzir / Translate