Slide

10/recent/ticker-posts

Barragem de Jucazinho acumula boa quantidade de água após chuvas no Agreste


A barragem de Jucazinho, em Surubim, no Agreste de Pernambuco, acumulou água após as chuvas registradas em Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a água que chegou ainda é pouca, mas a expectativa é que nos próximos dias mais água continue chegando ao reservatório. A barragem que tem capacidade para acumular 327 milhões de metros cúbicos estava totalmente seca.

Choveu 154 milímetros em Santa Cruz do Capibaribe entre a noite da sexta-feira (6) e a manhã do sábado (7), um dos maiores volumes registrados em menos de 24 horas nas últimas décadas, o que fez com que o Rio Capibaribe enchesse e as águas do rio vão direto para Jucazinho.

Ainda não foi divulgado a quantidade de água acumulada na barragem, números oficiais deverão ser divulgados pela Compesa na segunda-feira (8), mas é provável que o acúmulo ultrapasse os 10% da capacidade.

A capacidade de produção de Jucazinho é de 1,3 mil litros por segundo, atendendo a uma população de aproximadamente 800 mil pessoas ao longo dos 206 quilômetros de adutoras. O sistema abastecia os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Riacho das Almas, Cumaru, Passira, Salgadinho, Casinhas, Surubim, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Toritama, Caruaru, Bezerros e Gravatá.

Postar um comentário

0 Comentários