Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da pediatra: Transtorno do Espectro Autista (Autismo)

Dra. Viviane Valença.
O dia 02 de Abril é dedicado mundialmente à conscientização do Autismo, por isso resolvi falar um pouco sobre esse tema.

A causa do autismo ainda não é bem esclarecida, embora se saiba que envolve fatores genéticos, biológicos, imunológicos e ambientais. A influência de fatores genéticos é consenso na área. Entre os fatores ambientais estão poluentes, pesticidas, viroses e fatores intrauterinos. Fatores como baixo peso ao nascer, prematuridade extrema, idade mais avançada dos pais, também estão associados ao risco de autismo.

As manifestações clínicas incluem déficits na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e um repertório restrito de interesses e atividades. Em agumas dessas crianças é possível perceber algumas dessas manifestações no primeiro ano de vida, mas, na maioria das vezes, só é mais perceptível entre o segundo e o terceiro ano de vida. A partir dos 2 anos os sinais e sintomas são mais evidentes. Além do atraso no desenvolvimento, a criança começa a apresentar comportamentos diferentes, como perda de habilidades que já havia adquirido, tendência para brincar sozinha, movimentos repetitivos, choro ou risada sem motivo...

Assim que perceber que a criança apresenta alguns desses sinais, deve-se procurar o pediatra, para que o mesmo avalie e, se necessário, encaminhe ao profissional adequado. Não se deve "esperar para ver se melhora com o passar do tempo", pois quanto mais precoce for o diagnóstico e a conduta adequada, maiores são os ganhos dessas crianças, reduzindo sua dependência extrema em relação a seus cuidadores.

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários