Slide

10/recent/ticker-posts

A foto em destaque: Inhambu Chororó

Inhambu Chororó (Foto: Almir Neves/Blog Merece Destaque).
A foto em destaque de hoje foi registrada por Almir Neves no município de Taquaritinga do Norte e mostra uma ave da espécie Crypturellus parvirostris ou inhambu-chororó, também conhecido como lambú, inhambu-mirim, espanta-boiada, bico-de-lacre, inhambuzinho e nambú pé vermelho mede aproximadamente 19 centímetros e habita os campos “sujos”, capoeiras, divisas de pastos e plantações. Como a maioria dos tinamiformes, é mais ouvido do que visto.

Esta ave possui capacidade limitada de voar pela pequena envergadura das asas, mas é uma ave muito arisca. Do tupi vem o nome popular “Inhambú: o que levanta o voo rumorejando”, devido ao comportamento de levantar vôo somente em último caso em uma aproximação.

Possui o corpo marrom avermelhado (pálido), com parte do dorso, ventre e barriga acinzentados. Garganta do mesmo tom do peito. Pés avermelhados e bico avermelhado. Sua vocalização consiste numa sequência de notas em escala descendente.

As fêmeas, além de pouco maiores que os machos, possuem o bico totalmente vermelho-carmim. Nos machos o bico possui a ponta enegrecida.

Alimenta-se de pequenas sementes diversas (nativas ou de cultivo), insetos e vermes.