Slide

10/recent/ticker-posts

Estádio Municipal Aryzão começa a ter parte se sua estrutura demolida, em Santa Cruz


O Estádio Municipal Ary Barbosa, o popular ‘Aryzão’, em Santa Cruz do Capibaribe teve parte de seu muro demolido nesta quarta-feira (09) pela Prefeitura Municipal.

Em um laudo técnico emitido durante uma vistoria realizada em 11 de abril de 2018, o engenheiro detectou diversas irregularidades no local, mesmo assim a prefeitura realizou as finais dos campeonatos Regional da Moda e Master no local, colocando em risco os atletas, torcedores e profissionais de imprensa, já que havia riscos de desabamento e só divulgou o resultado do laudo na tarde desta terça-feira 8 de maio.

De acordo com o engenheiro civil Valmiro Silveira, responsável pela vistoria do local foram constatadas fissuras e problemas na estrutura de concreto da parede lateral do estádio. No laudo, o engenheiro cita que ‘diante da ausência de manutenção ao longo de sua vida útil houve uma degradação e segregação dos componentes do concreto, contribuindo para o processo de corrosão da armadura e, caracterizando falha de desempenho e requerendo uma intervenção técnica de imediato’.

Na vistoria efetuada, foram verificadas as seguintes anomalias e falhas de manutenção da estrutura de concreto armado: Segregação dos componentes do concreto; exposição das armaduras dos pilares; armadura em processo de corrosão e desplacamentos do cobrimento.

Baseado no estudo realizado no local, o engenheiro solicita a derrubada imediata do muro por completo e a cabine de imprensa, tendo em vista que o locais correm sérios riscos de desabar.

“Por fim, em virtude do relatório fotográfico e visita ao local, recomendo que o muro seja demolido imediatamente, inclusive a cabine de imprensa, já os vestiários podem ser mantidos. A fundação do muro não deve ser demolida em princípio, porém, ao começar a construção do novo muro ela deve ser demolida para dar lugar a uma mais reforçada”, concluiu.

Também foi relatado no laudo que as falhas estruturais poderiam causar riscos a moradores próximos e pedestres que transitam na rua que fica paralela ao muro com estrutura comprometida.


O caso teve grande repercussão nas redes sociais com várias críticas ao poder público e algumas pessoas relataram que o muro só está sendo derrubado porque a prefeitura irá usar o local para realizar os festejos juninos, já que os problemas na estrutura vêm há anos e nunca se tomou providências. Também houve críticas por usarem o espaço para a realização da festa e deixarem os peladeiros sem local para treinar.

A assessoria da prefeitura confirmou que a vistoria no local ocorreu devido aos preparativos para o São João da Moda 2018, que terá toda sua estrutura montada no espaço, mas que após o encerramento dos festejos, o estádio voltará a receber as partidas dos torneios locais.