Slide

10/recent/ticker-posts

Fotos em destaque: mergulhão pequeno

Mergulhão adulto com quatro jovens filhotes. (Foto: Almir Neves/Blog Merece Destaque).
As fotos em destaque de hoje foram registradas por Almir Neves em uma área de Caatinga na região Agreste do estado e Pernambuco e mostram aves aquáticas da família Podicipedidae. Espécie conhecida na região como mergulhão-pequeno, cujo nome científico é Tachybaptus dominicus.

Medindo de 21 a 26 cm e pesando de 130 a 180 gramas, este é o menor mergulhão do continente. De cor pardo-acinzentado com a garganta preta na época do acasalamento; asas com grande espelho branco que chamam a atenção quando a ave arruma as penas ou voa; olhos amarelo-claros.

O mergulhão pequeno alimenta-se de peixes pequenos, alevinos, girinos e invertebrados diversos que geralmente captura durante mergulhos que podem durar até 15 segundos. Come também algas e outras matérias vegetais.

Na época da reprodução faz um volumoso ninho flutuante, do qual apenas uma parte emerge, sendo todo de material molhado, onde põe seus ovos que são pequenos, alongados e brancos, tornando-se manchados ou totalmente pardos pelo contato com detritos vegetais úmidos. Tem um período de incubação de 21 dias. O casal se reveza na tarefa de cuidar e alimentar seus filhotes.


Esta ave vive em qualquer massa d’água, até em poços artificiais bem pequenos, contanto que não estejam cobertos por plantas aquáticas e aterros alagados na beira de estradas. É encontrado só, aos pares ou em grupos familiares. Apesar de ter asas pequenas, voa entre lagos isolados.

Postar um comentário

0 Comentários